Na tarde da última quarta-feira (8) as cooperativas Unimed Governador Valadares e a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce (Coaperiodoce) uniram suas forças em combate a Covid-19 (Coronavírus), através de uma Roda de Conversa com as lideranças da Coaperiodoce para orientar sobre o uso adequado de máscaras, lavagem correta das mãos e os cuidados contra o vírus.
Foram cerca de 40 minutos de conversa onde a enfermeira de gerenciamento de casos crônicos da Casa da Unimed de Governador Valadares, Bárbara Oliveira, trouxe para os participantes informações de extrema relevância sobre a Covid-19. Além disso, esclareceu algumas fake news (notícias falsas) sobre o assunto, explicou sobre a importância do uso de máscaras, bem como seu uso correto e higienização, ainda salientou como a lavagem correta das mão pode mitigar a proliferação do vírus.
A roda de conversa teve como objetivo principal criar disseminadores das informações corretas, por isso, participaram deste momento somente as lideranças, que ficaram a cargo de repassar as informações e orientações a 100% do quadro de colaboradores da Coaperiodoce. De acordo com a enfermeira Bárbara a realização de ações como esta é fundamental para a divulgação de informações verdadeiras. “Gostaria de parabenizar a Coaperiodoce por ter a iniciativa de solicitar essa roda de conversa para lidar melhor com a prevenção contra o vírus. Muitas empresas têm receio de fazer um momento como este. Mas nós entendemos que com toda segurança, cumprindo todas as normativas é possível realizar este momento para repassar orientações e informações confiáveis e ter mais assertividade na contenção do Coronavírus. Explica Bárbara.
Os setores de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho da Coaperiodoce tem empregado esforços diuturnamente para proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e consciente. “Como desempenhamos uma atividade essencial, a produção de alimentos, desde o início da pandemia em março, não paramos nenhum dia. Mas estamos seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde, da Prefeitura Municipal e demais órgãos competentes para conter a multiplicação do vírus. E ainda temos investido muito em segurança, principalmente em Equipamentos de Proteção Individual (EPI), informativos de segurança, inspeção dos ambientes de trabalho e orientações individuais. Explica Keven Alves Técnico de Segurança do Trabalho da Coaperiodoce.