O pastejo rotacionado é uma forma mais eficiente e até mesmo lucrativa de criar o gado. Nele o rebanho fica confinado em um espaço pré-definido onde a alimentação natural, capim, será sempre a ideal para sua nutrição e desenvolvimento, pois, diariamente o rebanho é direcionado a uma nova parte do pasto, fazendo com que quando ele volte para onde saiu o capim já esteja no ponto certo para ser fornecido.
Nesse texto mostraremos 6 fatos e curiosidades que você deve saber sobre o pastejo rotacionado. Acompanhe:
1 – Existe formato correto para os piquetes.
Piquete é o nome dado a cada um dos espaços que o seu pasto foi dividido e seu formato deve sempre ser o mais quadrado ou retangular possível, dessa forma você estimula um pastejo mais uniforme do seu rebanho.
2- As cercas devem espantar o gado.
Você sabia que cercas elétricas ficam até 4 vezes mais baratas do que as convencionais? Por isso, para economizar e não perder em eficiência dos seus piquetes, utilizar esse tipo de cercamento é muito importante.
3 – A cerca do seu pastejo tem validade.
Cercas elétricas possuem validade de aproximadamente 8 anos, contudo, pode durar até mais devido ao fato de que o gado vai aprender a não encostar nelas o que poderia acabar danificando-as.
4 – A altura do seu capim importa.
Após o pastejo do gado no capim, este deverá ser roçado na altura recomendada para cada tipo de capim, para obter o máximo de oferta nutricional ao rebanho.
5 – Seu gado gastará menos energia.
Colocar o seu rebanho em um pasto rotacionado vai fazer com que ele ande menos em busca de alimento, dessa forma você evita que ele gaste calorias, melhorando assim a sua produção leiteira.
6 – O alimento precisa ser de boa qualidade.
É preciso escolher bem o tipo de capim a ser implantado no seu pastejo, adequando o alimento ao seu tipo de solo e ao propósito que você tem com seu rebanho. Além para uma maior eficiência você deve sempre fazer a correção do solo para aumentar sua produtividade.
Tem alguma outra dica ou curiosidade sobre pastejo rotacionado? Que tal compartilhar com nossos leitores nos comentários? E não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar o conteúdo com seus amigos.