Segundo dados da Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a região do Vale do Rio Doce possui 21 mil propriedades pecuárias, somando cerca de 1,3 milhão de animais. E estima-se que, anualmente, a vacinação contra febre aftosa gere o descarte de 1,5 toneladas de frascos vazios, considerados resíduos extremamente prejudiciais ao meio ambiente por conter produtos químicos e poluentes.
O mês de maio é marcado pelo movimento de vacinação do rebanho – tanto contra a febre aftosa quanto contra outros males, como raiva e carbúnculo sintomático -, e, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais das atividades agropecuárias na região, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), implementou ainda em 2011 o projeto “Vacinação Sem Resíduos”, que promove o recolhimento de embalagens vazias de vacinas na região de Governador Valadares.
O projeto ainda conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, da União Ruralista Rio Doce, do Sindicato Rural, da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, da Faculdade Pitágoras e do Lions Clube GV Ilha, e os produtores são orientados a recolher as embalagens vazias e encaminhá-las aos postos de recolhimento na cidade, sendo o escritório do IMA, o Armazém da Cooperativa, a União Ruralista e o Sindicato Rural. Posteriormente, o material é encaminhado à Central de Recolhimento do Inpev, no município de Manhuaçu, para um descarte ambientalmente correto.
Segundo o IMA, a iniciativa representa um modelo de gestão mais responsável e sustentável, que colabora para o descarte adequado de resíduos sólidos, regulamentado pela lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010, parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As atividades propostas incentivam uma postura de cidadania e também compromisso com o meio ambiente, por isso, seja um produtor responsável e participe! Descarte seus resíduos de forma correta e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco!