Fazendas de cooperados assistidas pelo Educampo no Leste Mineiro, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, são consideradas próximas a fazendas superiores do projeto em todo estado de Minas Gerais.

Na última segunda-feira (9) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce por meio do consultor técnico do Educampo Bruno Magalhães, recebeu o supervisor do Educampo Lucas Fonseca. A visita do supervisor teve como objetivo avaliar as fazendas assistidas pelo Educampo na prática e apresentar os resultados consolidados do último ano aos proprietários das fazendas.

As fazendas visitadas foram Taquara Preta do cooperado Héliton Valério, na comunidade de Virgolândia, e a fazenda Bela Vista do cooperado Osnir Bragança, na comunidade de Periquito. Ambas têm se destacado pelos resultados junto ao projeto Educampo realizado desde 2014 pela Cooperativa em parceria com o Sebrae Minas.

As visitas foram realizadas pelo supervisor Lucas Fonseca, o consultor técnico do Educampo Bruno Magalhães, o analista técnico do Sebrae Minas Ramon Gonçalves, o gerente de Política Leiteira Alexandre Negri, a assessora de comunicação Vanusa Alves e o designer gráfico da Cooperativa Daniel Zalcman. A comitiva avaliou os resultados apresentados pelo supervisor Lucas e apreciou o empenho e dedicação à atividade leiteira que têm provocado grandes evoluções na propriedade, como explica o supervisor.

“A fazenda Taquara Preta está no projeto a cerca de um ano e meio. Desde então, nós tivemos um salto de produção, saímos de cerca de 500 litros de leite por dia para 1.200 litros, ou seja, dobramos o volume de leite produzido. Isso é muito importante porque reflete diretamente nos indicadores técnicos e econômicos da propriedade. Nós vimos que essa fazenda está enquadrada muito perto das fazendas superiores, ou seja, aquelas que ganham dinheiro, isso é muito bom porque demonstra que a fazenda é rentável e o projeto está no caminho certo aqui na Taquara Preta.”

O cooperado Héliton Valério compartilha a satisfação de fazer parte do grupo de cooperados assistidos pelo Educampo e as melhorias já alçadas na fazenda.

“A gente está no Educampo há um ano e meio. O apoio do projeto é muito importante, nos dá segurança e mostra o caminho a ser seguido. Eu sou produtor rural há um bom tempo, mas a luz que o Educampo traz para a gente principalmente na parte gerencial e técnica é fundamental. Sem essas orientações nós não conseguiríamos evoluir na atividade leiteira. Já melhoramos muitas coisas na fazenda, uma delas, a idade ao primeiro parto. Os animais parem a partir de dois anos e meio. Além disso, o intervalo entre partos também foi reduzido. Atualmente o nosso intervalo gira em torno de 10 a 12 meses, isso melhora muito o rendimento da fazenda e a produção da vaca, pois ela produz leite por mais meses durante o ano. Nós estamos trabalhando muito para a evolução da fazenda principalmente nas questões de genética e da nutrição do rebanho.” Compartilha.