A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, durante os dias 27 e 28 de setembro, recebeu a comitiva dos cooperados e diretores da Cooperativa dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Coafocana) do estado do Espírito Santo.

A visita teve o objetivo de possibilitar à comitiva conhecer os projetos de assistência técnica, os modelos de comunicação, a organização do quadro social e principalmente o Armazém da Cooperativa. Eles vivenciaram a experiência da Cooperativa nestes pontos para absorverem conhecimentos técnicos e práticos.

Os responsáveis por recepcionarem a comitiva foram o agente de desenvolvimento cooperativista, José dos Passos, o gerente de Política Leiteira, Alexandre Negri e a assessora de comunicação, Vanusa Alves. Estes foram encarregados de apresentar toda a Cooperativa e como ela e seus processos funcionam. Além disso, coordenaram a comitiva em visitas técnicas a duas fazendas modelos dos cooperados da Cooperativa Agropecuária.

Durante as visitas nas fazendas Campina Verde e Estância Paraíso dos respectivos produtores Rubens Balieiro e Guilherme Olinto, ambas na região de Capitão Andrade, a comitiva conseguiu observar o sucesso do projeto de transferência de embrião da Cooperativa, o Crê$er Genética. Além do mais, foram orientados sobre a importância de um manejo adequado junto aos animais e sobre planejamento da produção de alimentos na fazenda.

Para Douglas Brandão cooperado da Coafocana a visita foi de grande valia e possibilitou vivenciar novas experiências. “A visita foi muito proveitosa, superando as nossas expectativas. Nós viemos aqui no intuito de verificar o modelo de vendas utilizado no Armazém e acabamos sendo surpreendidos com os demais setores que vocês possuem como, por exemplo, os projetos de assistência técnica junto aos cooperados, a organização do quadro social, a comunicação social, entre outros. Isso nos possibilitou ter uma visão ampliada sobre todo o processo para a gestão eficiente de uma cooperativa. E foi exatamente isso que viemos buscar, tendo em vista que estamos reiniciando as atividades na Coafocana que estava desativada.” Comenta.

A relação estreita entre cooperativas é incentivada através do 6º princípio do cooperativismo, a intercooperação. Modelo de organização que dá para as cooperativas a liberdade de criar vínculo umas com as outras, como reforça Douglas. “Nós escolhemos visitar a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce porque vocês são referências de atuação, tanto é que conhecemos vocês através de outra cooperativa que visitou vocês há um tempo. Por isso, decidimos vir aqui aprender com vocês e levar este modelo para a nossa região.”

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce possui mais de 60 anos de atuação, e em cada tempo e ao modo de cada líder sempre foi pioneira em suas ações, buscando o desenvolvimento de seus cooperados e das comunidades onde está inserida. “Sabendo desta história de sucesso movida pela cooperação, orgulha-me muito ouvir este depoimento do meu amigo cooperativista. Visto que estou na cooperativa há mais de 16 anos e sei o quanto lutamos para levar desenvolvimento, econômico, social e educacional a todos aqueles que nos rodeiam. Foi um prazer imenso receber a comitiva da Coafocana e demonstrar para eles que o modelo de negócio cooperativo funciona e é a melhor solução de negócio para se empreender, trabalhar e evoluir.” Explica João Marques, presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.