Na última sexta-feira, 08 de julho, foi realizado no espaço da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce dentro do Parque de Exposições de Governador Valadares durante a Expoagro, o encontro jovem Rural promovido pela EMATER-MG em parceria com a Cooperativa. O projeto nasceu de uma discursão da sociedade nas estações rurais sobre o futuro dos jovens do agronegócio, então foi desenvolvido com o objetivo de promover estratégias e elaborar uma agenda para que os jovens adquiram mais conhecimento e criem novas oportunidades no campo.
A palestra reuniu jovens de 14 a 20 anos das escolas das zonas rurais das cidades próximas de Governador Valadares. O momento contou com a participação de figuras importantes como o prefeito da cidade André Merlo, o presidente da União Ruralista Rio Doce Marcelo Teixeira, Secretario de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) Ivan Fialho e o presidente da Cooperativa João Marques.
Na oportunidade o presidente da Cooperativa ressaltou a importância do encontro: “Vale a pena vir e ouvir e compartilhar, e ter a oportunidade de enxergar novos horizontes por meio de pessoas que nos inspiram pais e professores. Eu nasci na zona rural meus pais eram produtores rurais e momentos como esses me ajudaram a chegar onde estou hoje, presidente da Cooperativa. As profissões das áreas rurais são profissões orgulhosas e vale apena investir, esse é o setor que move o mundo, e a Cooperativa Vale do Rio Doce é um lugar de oportunidades”. Comenta.
Durante as palestras os jovens foram divididos em grupos e participaram de um tour pelo espaço da Cooperativa e o parque de Exposições em pontos estratégicos, ouvindo os profissionais da área enquanto discutiam em grupo, temas importantes, como orgulho do trabalho, a importância do agronegócio e as políticas públicas.
O momento foi oportuno para compartilhar com mais de cem jovens as oportunidades que o agronegócio pode oferecer para as profissões. Sabendo disso, os profissionais da Cooperativa compartilharam o êxito na carreira e como a instituição tem muito a contribuir com os jovens nesse sentido incentivando os a permanecer no meio rural, dando suporte e gerando mais conhecimento.