O evento levou a leilão os animais geneticamente selecionados que competiram no 44º Concurso Leiteiro da Cooperativa. O show de genética foi uma mostra do trabalho bem-sucedido da cooperativa junto aos seus cooperados no projeto Crê$er Genética FIV.
A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce fechou o último dia da maior feira do interior mineiro, a ExpoAgro GV, com chave de ouro, com a realização do 10º Leilão de Vacas e Novilhas da Cooperativa.
O evento realizado no Galpão Leiteiro da Cooperativa na ExpoagroGv, levou a pista os animais participantes do 44º Concurso Leiteiro da Cooperativa e outros animais dos cooperados participantes do leilão. Cerca de 90% do plantel disponível foi proveniente de Fertilização In Vitro (FIV) do projeto de melhoramento genético da instituição, o Crê$er Genética FIV.
O leilão marcou o fechamento das ações da Cooperativa na ExpoagroGV que reuniu mais 1.500 pessoas entre cooperados, produtores rurais, convidados, amigos e autoridades locais. Durante o evento foi realizado a solenidade de entrega das premiações dos participantes do 44º Concurso Leiteiro da Cooperativa. O momento contou com a participação do presidente da União Ruralista Rio Doce (realizadora do evento), Marcelo Teixeira; o presidente do Sindicato Rural, Afonso Bretas; o prefeito municipal de Governador Valadares, André Merlo; o deputado federal, Hercílio Coelho Diniz, a magnifica reitoria da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e o presidente da Fundação Persival Farquhar (mantenedora da Univale) Rômulo Coelho, que em seus discursos parabenizaram a URRD pela realização de mais uma edição da ExpoagroGV e enalteceram a participação da Cooperativa como sendo o maior stand do Brasil em feiras agropecuárias.
A solenidade de premiação foi marcada por grandes emoções, dentre elas a homenagem rendida a família Birro Costa, nas pessoas do senhor José Maria da Costa e dona Etelvina Birro – in-morian e ao filho do casal, Geraldo Birro Costa. O ápice da emoção foi o cooperado Edberto Zanon, filho de Guilherme Olinto – ex-presidente da Cooperativa ultrapassar os números do pai nesta edição do Concurso Leiteiro. Tal marca demonstra um trabalho que está sendo muito bem-feito na sucessão familiar na fazenda Estância Paraíso.
Passaram pela pista 31 lotes, que totalizaram 32 animais de altíssimo padrão genético, de 14 cooperados. Os animais alcançaram a média de preço de 16 mil reais e o animal que alcançou o maior preço de venda saiu na casa dos 23 mil reais.
Para o presidente da Cooperativa, João Marques, “os números expressos no Leilão da Cooperativa são motivo de orgulho! 70% dos nossos cooperados são pequenos produtores rurais. Produtores que sem o apoio da Cooperativa e do projeto Crê$er Genética jamais teriam acesso a animais provenientes de FIV. Com a Cooperativa dando suporte contínuo eles têm conseguido melhoras seus rebanhos e rentabilizar a atividade leiteira de forma cada vez mais assertiva, isso demonstra que estamos indo no caminho certo e continuamos cumprindo o papel para o qual a Cooperativa foi criada, desenvolver pessoas e dar a elas melhores condições de vida. Isso, mais uma vez foi validado neste leilão!” Afirma.
Saiba mais sobre o projeto Crê$er Genética:
O projeto Crê$er Genética tem o objetivo de democratizar a genética de alta qualidade em nossa região, para cooperar com o crescimento e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite no Vale do Rio Doce, o produtor Fábio Sfalsini afirma que o projeto mudou completamente a dinâmica da propriedade. “É um projeto muito sério, muito consistente e que traz desenvolvimento para os produtores rurais. O projeto proporciona velocidade no melhoramento genético, são selecionados os melhores animais da fazenda, e o Crê$er ajuda na rápida multiplicação dessa genética.”, afirmou Fábio, que recebeu a premiação de Melhor Fêmea Jovem da raça Girolando durante a ExpoAgro GV.
O diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, falou sobre a satisfação em ver os bons resultados do Crê$er Genética. “Sem sombra de dúvidas é um projeto fantástico, o melhoramento do padrão genético influencia diretamente na produção de leite, é um grande avanço para a cadeia produtiva da nossa região. O objetivo da Cooperativa não é somente captar o leite, mas também fazer com que os produtores melhorem qualidade de vida com o trabalho no campo”, afirmou o diretor-presidente.