Evento movimentou a semana no município e teve o encerramento repleto de premiações.
A Festa do Produtor Rural de São Geraldo da Piedade encerrou sua segunda edição com uma grande celebração no centro da cidade no último sábado (05/08). A Ibituruna esteve presente com degustação de produtos e com a mascote Muuusa, enquanto a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi muito bem representada por seus cooperados durante o Concurso Leiteiro, com animais provenientes do projeto de melhoramento genético, o Crê$er Genética – FIV, que alcançaram premiações na competição.
A festividade de encerramento começou no início da noite, com a abertura dos estandes e a chegada do público. No espaço da Ibituruna, os visitantes puderam experimentar o Doce de Leite Ibituruna e o chocolate quente preparado com o Achocolatado Ibituruna. A Muuusa mais uma vez levou muita alegria para as crianças, jovens, e até para os adultos, que também não perderam a oportunidade de tirar fotos com a mascote.
As premiações da noite começaram com a entrega dos troféus aos vencedores do Torneio de Truco, em seguida aos vencedores do Concurso de Produção de Banana, e por fim, foram premiados os vencedores do Concurso Leiteiro nas categorias Vaca e Novilha.
A principal idealizadora do evento é a secretária de agricultura e meio ambiente da cidade, Silvania Chaves, que ao lado da prefeita, Edna Viana, mais uma vez promoveu a valorização do trabalho dos produtores locais. “Devemos agradecer primeiro a Deus, e depois a vocês produtores, porque se não fosse por vocês a gente não estaria fazendo este evento. Saibam que vocês são de muito valor para nosso município.”, disse Edna Viana durante a premiação.
Os cooperados Otacílio de Oliveira, Ilmo Coelho, Manoel Botelho e Wemerson Soares receberam premiações no Concurso Leiteiro com animais de alto valor genético aprimorados por meio dos projetos de assistência da Cooperativa. O sucesso do trabalho é resultado do empenho dos cooperados, somados aos trabalhos de assistência técnica da Cooperativa, que visam aumentar a eficiência e a produtividade dos produtores através de melhoramento genético, assistência agronômica, acompanhamento veterinário e outras demandas dos cooperados.
O produtor e cooperado, Ilmo Coelho, que também participou do Concurso Leiteiro em 2022, falou sobre a importância da iniciativa. “Nós temos que agradecer por esse concurso, é um incentivo para que nós produtores aqui de São Geraldo da Piedade possamos desenvolver nosso trabalho, juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Cooperativa. Nós não podemos pensar que vamos ficar sempre do mesmo jeito, precisamos evoluir a cada dia, com o gado bom, genética boa, e a cada dia aprendendo mais.”, afirmou o cooperado.