Buscando ficar atenta sobre as nuances do mercado a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce através de sua diretoria executiva e o gerente de política leiteira, Alexandre Negri participaram no último dia (24) da reunião da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV).

Na reunião estavam presentes lideranças de sindicatos de indústrias de laticínios  de todo o Brasil e representantes das principais indústrias processadoras de produtos lácteos. A pauta teve como objetivo avaliar as nuances do mercado como, por exemplo, clima favorecendo  a produção leiteira em algumas regiões do país. Ainda analisaram o impacto do aumento da importação de produtos lácteos entre os meses de agosto a setembro no mercado atacadista e varejista. 

Também aproveitaram o momento para avaliarem as perspectivas de mercado nos próximos meses até o fim do ano, em função da redução do auxílio emergencial de R$300,00 para R$600,00 o que irá impactar o mercado diretamente. 

De acordo com especialistas o ano de 2020 se apresentou como  um dos melhores da história, pois atingiu cifras jamais vistas em todos os produtos lácteos. Isso proporcionou preços recordes no pagamento do leite fornecido pelos produtores. As projeções apontam que existe uma tendência de estabilização nos preços. 

O presidente da Cooperativa, João Marques, explica que é necessário ficar atento às modificações do mercado. “No ano de 2020 conseguimos alcançar patamares maiores na produção agropecuária e nós estamos felizes pela atuação que temos desempenhado neste momento. Pois conseguimos inserir no mercado um alto volume de alimentos levando qualidade a mesa dos consumidores com preços justos. Sabemos que temos muitos desafios para enfrentar daqui para frente e um deles é continuar em sintonia com o mercado.” explica Marques.