Na próxima terça-feira (25) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebrará 63 anos de fundação.
O ano era 1959 quando Luiz Castro Côrtes, com o sonho de unir a classe produtora de leite e fazer mais pela comunidade de Governador Valadares e região, reuniu 186 pecuaristas para a fundação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.
Naquela época a Cooperativa vinha como a solução para as dores dos produtores de leite que encontravam dificuldades para escoar a produção e gerar renda. Desde o início ela foi a melhor opção para crescer, empreender e evoluir, pois nas primeiras coletas a Cooperativa pagava 50% a mais do que a concorrência.
A Cooperativa dirigida por homens visionários e a frente do seu tempo, sempre foi protagonista da pecuária leiteira do Vale do Rio Doce. Com apenas um ano de fundação inaugurou um posto de vendas de insumos, hoje conhecido como Armazém, que desde então tem proporcionado aos cooperados os melhores recursos para a aquisição de bens de consumo para a atividade leiteira.
Nos anos 70 iniciou o processo de industrialização com a produção de leite de saquinho, surgindo assim os postos de recepção de leite. Nos anos 80 a Cooperativa inaugurou unidades filiais do Armazém nas comunidades de Coroaci, Engenheiro Caldas, Marilac e São Vitor. Nesta década a Crediriodoce foi concebida dentro da Cooperativa.
Nos anos 90 é inaugurada na rua 13 de Maio a indústria de leite Longa Vida UHT, com maquinário e as tecnologias mais avançados da época. Nos anos 2000 o Armazém da Cooperativa foi transferido para a BR 116, no bairro Planalto, onde está localizado até os dias de hoje. Em 2008 a Cooperativa inaugurou uma nova sede administrativa no bairro São Paulo.
Nos anos 2010 a Cooperativa investiu em seus cooperados, implantou projetos de assistência técnica como, por exemplo, o Crê$er Genética e o Educampo, ampliou o seu Armazém e implantou o sistema de gestão digital SmartQuestion.
Em 2019 completou 60 anos e iniciou os anos de 2020 com sucesso total! Adquiriu uma propriedade com a dimensão de 11 alqueires de terra onde é possível desenvolver várias frentes de negócio. Além disso, com a finalidade de expandir ainda mais o Armazém, primeiro empreendimento da instituição, adquiriu uma nova área onde está construindo um galpão de 1.600m² para armazenamento de insumos.
São mais de seis décadas de grandes feitos. “Ao olhar para trás e ver que a iniciativa do senhor Luiz Côrtes lá em 1959 tem beneficiado a vida de milhares de pessoas até os dias de hoje é fantástico. Tenho um orgulho imenso por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e aprender muito com ele, um exímio cooperativista. Para mim é uma honra poder perpetuar este legado, dar continuidade ao cooperativismo, trabalhar pelo bem comum e proporcionar qualidade de vida a todos aqueles que acreditam e fazem parte deste negócio”. Explica João Marques.
Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.
Com você para novos tempos!