A cana é uma planta forrageira que é muito utilizada na sociedade brasileira, além de ser um produto de alto valor de exportação, seja pela produção de energia, do açúcar e até pela cachaça. Para plantar e colher a cana da forma certa é preciso seguir algumas regras determinadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Nos tópicos a seguir você vai ter um resumo de quais são essas técnicas e como elas devem ser aplicadas no plantio de cana-de-açúcar. Confira!
Preparação do solo
A primeira atitude que o agricultor deve tomar é escolher a área certa para o plantio da cana. A terra precisa ser plana, com ligeira inclinação. O solo precisa ser fértil, profundo e que não encharque de água em cada chuva que tiver no local.
Depois de escolhido o lugar, é hora de preparar o solo com a aração para evitar plantas e pragas, melhorar a aeração e infiltração do solo, em seguida a gradagem, e a sulcagem que vai finalizar esse processo de preparo para o plantio da cana-de-açúcar.
O plantio das mudas
Com o solo preparado, você deve escolher quais variedades de cana que deseja plantar na sua propriedade, a depender do objetivo que tenha na plantação. As variedades mais adaptadas da região precisam ser pesquisadas, pois, variam dependendo do clima, solo e período do ano que se realiza o corte. Por isso, defina bem seus objetivos antes de começar a plantar.
Com as mudas escolhidas, é hora de escolher a época do plantio. O melhor é no início do período chuvoso para que na época de seca você consiga colher as canas já prontas para a produção. O tempo da primeira plantação até a primeira colheita pode variar de 12 a 18 meses.
Uma dica importante é agir com prevenção e usar fungicidas e inseticidas, orgânicos ou químicos, para evitar que as pragas se alojem na plantação e faça você perder toda a colheita. Prevenir é sempre melhor que remediar.
O site da Embrapa tem todas as informações detalhadas para você fazer o plantio correto da cana-de-açúcar. Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui embaixo!