Estiagem é época de fogo, por isso é preciso ficar atento e redobrar os cuidados com o seu pasto. Com a chegada do inverno o tempo fica seco e a incidência de chuvas diminui drasticamente, aumentando assim os perigos de queimadas.

 

Fogo em pastagens secas causa degradação do solo, morte de animais, danos a rede elétrica, e até mesmo incêndios em estruturas adjacentes ao pasto, como a sede, curral e lavouras da propriedade, por exemplo.

 

Como agravante temos o fato de as propriedades rurais geralmente estarem longe do corpo de bombeiros e os ventos, comuns nessa época do ano, aumentarem ainda mais a velocidade de alastramento das chamas.

 

Dentro desse contexto, quando junta os fatores baixa umidade do ar e altas temperaturas, até mesmo uma guimba de cigarro mal apagada pode causar uma grande queimada no seu pasto. Além, garrafas de vidro e até mesmo latas podem funcionar como convergentes da luz solar e causar o início de um incêndio.

 

Por isso é preciso que o produtor tome algumas medidas de precaução na sua propriedade, uma delas é a confecção de aceiros. Os aceiros devem ser feitos com o tamanho de 1,5 metros e deve cercar cercas e divisas da propriedade, a reserva legal, margem de rodovias dentre outros. 1,5 metros é uma medida padrão, contudo, quanto maior o aceiro maior a segurança.

 

Por fim é preciso que as pessoas que trafegam as margens da propriedade, em rodovias, por exemplo, evitem jogar lixos e guimbas de cigarro para fora do carro. Além de ser a atitude mais correta para o meio ambiente, também ajuda a evitar as queimadas.

 

Já presenciou alguma queimada não intencional? É muito triste, não é mesmo? Conte nos suas experiências e dicas e ajude outros produtores. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.