A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou no dia 30 de maio o 16º Leilão de Vacas e Novilhas Leiteiras. O evento confirmou sua tradição como um dos mais importantes eventos agropecuários da região e levou mais de mil pessoas, entre cooperados e produtores rurais em geral, ao Tattersal de Leilões do Parque de Exposições de Governador Valadares.

Antes do início do leilão houve uma apresentação do trabalho de equoterapia que é oferecido de forma gratuita à crianças especiais. O presidente da Associação de Equoterapia para Deficientes do Leste de Minas, Sr. Geraldo Alcântara de Miranda, falou sobre o projeto, explicou que o trabalho é filantrópico e é possível por meio de doações. Em seguida uma corrente do bem tomou conta do Tattersal, muitas pessoas fizeram suas doações e contribuíram para que o projeto se solidifique e fortaleça, podendo ajudar cada vez mais crianças.

O leilão teve uma grande novidade este ano, a primeira Feira de Touros. Durante todo o sábado, dia do leilão, touros das raças Gir e Guzerá estiveram expostos nos currais do parque de exposições e puderam ser comprados nas mesmas condições do leilão, incluindo o financiamento a baixos juros oferecido pelo Sicoob Crediriodoce

Foram vendidos 100 lotes de vacas e novilhas leiteiras e de acordo com o presidente da instituição Guilherme Olinto Resende, essa disseminação genética enriquece bastante o rebanho dos compradores. “Nosso leilão é sempre muito importante para a pecuária de leite do Vale do Rio Doce. Oferecemos animais com alta capacidade de produção, o que melhora bastante o rebanho de quem compra e consequentemente a rentabilidade da propriedade. Fazemos excelentes parcerias, e, conseguimos oferecer as melhores condições de pagamento para que os compradores possam pagar os animais que compram com sua produção e ainda alcançar lucro. Este ano o mercado lácteo está muito complicado para o produtor, mas certamente quem comprou em nosso leilão fez bons negócios e passará melhor por este momento financeiramente conturbado do nosso país,” afirma Resende.

Ao fim do leilão foi sorteado um moto 0km entre os todos os compradores presentes e quem ganhou foi o cooperado Agnaldo Pereira de Brito.