Pelo segundo ano consecutivo Cooperativa realiza em parceria com a Emater o 2º Encontro de Jovens Rurais. O evento reuniu jovens de sete munícipios próximos a Governador Valadares. 

            A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce elaborou um cronograma de atividades com a finalidade de abranger todos os públicos. Desde crianças até os mais experientes. Para que isso fosse possível firmou parcerias sólidas com a Emater Governador Valadares e a Universidade Vale do Rio Doce – (Univale).

Nesta sexta-feira (14), a Cooperativa recebeu em seu stand cerca de 450 alunos, com faixa etária de 14 a 18 anos, de escolas públicas de sete municípios próximos a Governador Valadares, para o Encontro Jovens Rurais. O evento que está em sua segunda edição, tem a finalidade despertar nos jovens interesse pelas atividades rurais. Além disso, apresentar as oportunidades de empreender, gerar renda e desenvolver ocupação a partir das atividades do campo.

Durante o encontro os jovens tiveram a oportunidade de ouvir o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques; o presidente da União Ruralista, Marcelo Teixeira; a magnifica reitora da Univale, Lissandra Lopes; o presidente da Fundação Percival Farquhar, Rômulo Coelho, o gerente regional da Emater, Ademar Pires e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho. Todos compartilharam com os jovens um pouco de suas trajetórias profissionais e seus êxitos no agronegócio.

O evento contou com a apresentação

Na sequência os jovens ouviram o engenheiro agrônomo Ademir Júnior Fornaciari, que abordou a temática, Empreendedorismo Rural, na oportunidade puderam esclarecer suas dúvidas. Também jovens que tiveram sucesso na atividade rural compartilharam suas histórias a fim de motivar os jovens presentes. Por fim, os jovens foram convidados a realizar o Circuito Rural onde visitaram os stands da Univale, Agriminas, Via Láctea e viram o procedimento de casqueamento bovino e equinos.

De acordo com o gerente regional da Emater, Ademar Pires, o evento é de extrema importância para “trabalhar o processo de sucessão no campo, uma vez que a região do Vale do Rio Doce é marcada pela cultura de emigração. Além disso, apresentar as inúmeras oportunidades oferecidas pelo agronegócio que cada vez mais precisa de pessoas com o espírito jovem, com capacidade de empreender em novas atividades agrícolas, utilizar de tecnologias como nanotecnologia, internet das coisas e ferramentas de gestão da propriedade.” Explica.

O Brasil vem ganhando cada vez mais os holofotes no setor do agronegócio. “Para dar sequência nesta crescente é necessário demonstrar as gerações futuras a importância do setor que é responsável por nutrir milhares de pessoas. Foi justamente isso que fizemos hoje aqui no stand da Cooperativa na ExpoagroGV. Apresentamos a esses jovens brilhantes a força do campo. Esperamos que a semente lançada nesse solo fértil em breve renda frutos e se transforme em uma árvore frondosa.” Afirma João Marques – presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.