Nesta terça-feira (25/04) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e a Fundação Percival Farqhuar (FPF), mantenedora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), firmaram um convênio de parceria entre as instituições. O objetivo é a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que contribuam com a formação de colaboradores e cooperados, envolvendo vários cursos oferecidos pela Univale como agronomia, medicina veterinária, administração, engenharia ambiental e outros. O documento foi assinado na sede da instituição de ensino, numa cerimônia que contou com a presença de representantes da Cooperativa e do corpo docente da Univale.

A parceria visa implementar diversas atividades de capacitação incluindo palestras, minicursos, oficinas, estágios, cursos de extensão e outros através da Univale. Com o novo acordo, a Cooperativa irá reativar o Programa Universidade do Leite, que será o elo necessário para a realização de todos os projetos de extensão da parceria. Além disso, a Cooperativa irá agregar alunos da Univale no Programa Universidade do Leite, que terá seu nome alterado para “Agropecurária na Escola”, passando agora a abranger tanto alunos da Educação Básica, quanto do Ensino Superior.

O diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, demonstrou otimismo com a nova parceria, pontuando que o objetivo das duas instituições é gerar conhecimento e valor para a sociedade. “Eu acredito que é uma grande oportunidade criada nesse momento. A Univale, que é uma formadora de pessoas, junto com a Cooperativa que é uma sociedade de pessoas, a gente poder unir essas forças, e levar até as pessoas a moeda do conhecimento para que elas possam se desenvolver, é uma integração onde todos ganham. Então, com certeza, é uma parceria maravilhosa e um momento muito simbólico para a Cooperativa.”, afirmou o João Marques.

 

Já o presidente da FPF, Rômulo Leite, destacou o quanto a parceria será benéfica para a nossa região. “São duas instituições da comunidade, que têm como missão, cuidar da comunidade, e elas juntas podem fazer isso muito melhor. O agronegócio, que é a mola propulsora do nosso desenvolvimento e precisa se qualificar. Quanto mais qualificada a produção agropecuária, tanto melhor, é preciso produzir mais e melhor, para isso, o homem do campo tem que ser qualificado. É nesse ponto que entra essa parceria com a Univale, com cursos de graduação, pós-graduação, em todas as áreas, na administração no meio rural, na confecção de alimentos, no manejo dos animais, o manejo dos pastos, ou seja, todas as áreas que constituem o agronegócio. Através desse novo acordo, as instituições vão fazer o que já fazem há décadas, que é cuidar da nossa comunidade, especialmente daqueles que mais necessitam dessa união.”, pontou Rômulo, destacando que a parceria já nasce forte.

A concretização do novo projeto foi celebrada com um almoço e confraternização para todos os presentes.