A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é pautada por princípios orientadores, dentre eles, o interesse pelas comunidades onde atua. Por isso, foi convidada pela prefeita de São Geraldo da Piedade, Edna Marcelina, e pela secretária de agricultura do município Silvana Santigo para conhecer o projeto Zero Lixo.

O projeto Zero Lixo é uma inovação para o município que tem como objetivo principal transformar vidas por meio de impactos na preservação do meio ambiente do município. As ações visam preservar os lençóis freáticos, inibir a proliferação de insetos, promover da saúde pública, entre outras.

Para realizar a destinação correta de resíduos sólidos e úmidos e ainda gerar renda com as iniciativas o projeto já está em andamento de forma adaptada e precisa de alguns investimentos para sua melhoria. Com o objetivo de conseguir apoio e recursos da iniciativa privada para implantação de melhorias no projeto como a aquisição de uma prensa os representantes da Cooperativa foram convidados para compreender a dinâmica do projeto e seus benefícios.

 Entenda como é realizado a coleta do lixo

No distrito do Vinhático é realizada a separação o lixo úmido e seco. Após a separação, o lixo seco retorna para São Geraldo da Piedade onde é realizada a coleta seletiva e em seguida é destinado e vendido na cidade de Ipatinga. O lixo úmido é destinado a Estação de Compostagem para ser manejado e virar composto para ser utilizado na recuperação de áreas degradadas e nas hortas comunitárias.

A secretária de agricultura, Silvana Chaves, diz que o projeto é muito importante para a comunidade local. “As ações do projeto são relevantes, uma vez que durante muitos anos os resíduos foram depositados de forma desordenada, trazendo prejuízos aos munícipes. Percebendo isso, elaboramos esse projeto com a finalidade de proporcionar qualidade de vida aos civis minimizando a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, como por exemplo, moscas, ratos, escorpiões, entre outros. Além disso, reduzir a emissão de poluente na atmosfera e o mau cheiro e não permitir a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.” Explica.

O projeto além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores também promoverá a geração de empregos e renda uma vez que o insumo básico, o lixo, vem de forma gratuita dos moradores da cidade. “O projeto tem contribuído para a indução de outros projetos que trarão ainda mais benefícios a população.” Completa Silvana.

Esta é a Cooperativa sempre envolvida com os projetos das comunidades onde está inserida! Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: com você para todos os tempos!