Neste 1º de Julho a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce comemora um ano de operacionalização do Parque Industrial, situado a Avenida Rio Bahia, KM 411, bairro Planalto, Governador Valadares-MG, em regime de arrendamento, decorrente a decisão judicial proferida pelo MM. Juiz da 7ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares-MG.

Em trezentos e sessenta e cinco dias a Cooperativa já alçou inúmeras conquistas, dentre elas, destacamos a produção dos Produtos Ibituruna, a implementação do mix com novos produtos, sendo eles: a Manteiga de Primeira Qualidade, o Requeijão Cremoso e o Doce de Leite Ibituruna. 

Além do mais, neste período a marca Ibituruna obteve reconhecimento em dois Estados pela qualidade de seus produtos. O leite Integral UHT Ibituruna foi considerada o quarto melhor do país pelo Estado do Rio de Janeiro de acordo com pesquisa da Proteste, empresa que atua em defesa do consumidor. Já no Espírito Santo, a marca Ibituruna foi apontada, na categoria leite, como a 2ª marca mais lembrada pelos consumidores capixabas, de acordo com a pesquisa realizada pela Ibope Inteligência, empresa de pesquisa sobre comportamento humano.

A Cooperativa há um ano contava com um quadro social interno de 80 colaboradores, hoje são 300 funcionários que diariamente, 24 horas por dia, convertem milhões de litros de leite in natura em milhares de quilos e litros de produtos acabados. Distribuídos por todo sudeste e nordeste do país. Essa atividade movem a vida de mais de 1.000 cooperados e seus familiares, prestadores de serviços, fornecedores, transportadores, representantes comerciais, colaboradores, entre outros. 

A expansão dos negócios da Cooperativa são resultados da revisão do planejamento estratégico da  instituição que definiu as suas metas a curto, médio e longo prazo. De acordo com o presidente da Cooperativa, João Marques, a industrialização ainda é um processo recente, mas graças ao planejamento está consolidado e almeja dar grandes saltos. “Já passamos pela fase de aprendizado do processo fabril. E graças a gestão e governança já estamos em uma fase mais madura e temos  nossas estratégias para continuarmos expandindo, não só o nosso negócio leite, mas os nossos negócios como um todo. Além disso, vislumbramos trazer em breve novos produtos ao mercado para fortalecer ainda mais a marca Ibituruna e valorizar a produção leiteira de nossos cooperados. Explica Marques. 

Os resultados alcançados nesta nova fase expressam a grandeza dos negócios da Cooperativa e a importância da indústria dos Produtos Ibituruna para o desenvolvimento do Leste de Minas. Visto que suas operações impactam no dia a dia, renda e qualidade de vida das pessoas em função de estar presente em toda a cadeia produtiva do leite. “É uma grande alegria estar a frente deste empreendimento tão importante para a vida das pessoas que gera riqueza para a nossa região, segurança alimentar para milhares de pessoas e desenvolvimento para o Leste de Minas através do alimento perfeito, o leite. É uma honra angariar resultados tão significativos para a Cooperativa, a marca Ibituruna e principalmente para as pessoas, nossa força motriz, para continuar lutando diariamente com o objetivo de manter o ciclo de vida de todos em movimento.” Comemora Fernando Ferreira, vice-presidente da Cooperativa.

 

Entenda as operações da Cooperativa antes da industrialização

 

No ano de 2008 a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce encerrou suas atividades industriais para focar exclusivamente no desenvolvimento da produção leiteira de seus cooperados. Desde então, desenvolveu projetos de assistência técnica com o objetivo de tecnificar, capacitar, qualificar e aprimorar a pecuária leiteira do Vale do Rio Doce. 

Foram doze anos de investimentos na base da cadeia produtiva do leite, subsidiando o melhoramento genético, nutrição do rebanho e assistência técnica de qualidade. Tudo isso, para em 2019 produzir o melhor do leite. Desde a fazenda de seus cooperados até a mesa do consumidor!