Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

cooperativa

IMG 3591 1
Armazém, Notícias

Cooperativa realiza vacinação aberta ao público

A imunização aconteceu na porta do Armazém da Cooperativa e teve a presença de pessoas de todas as idades.   Na manhã da última segunda-feira (22/05) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce promoveu uma vacinação aberta ao público, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Foram aplicadas vacinas contra gripe, meningite e covid, onde cada pessoa pôde ser imunizada contra duas das doenças. A vacinação teve início às 8h e foi até 11h. Essa imunização acontece em momento oportuno, no início do inverno onde a queda das temperaturas deixa a maior parte das pessoas mais vulnerável a doenças respiratórias. A ação foi possível graças a mobilização da Atenção Primária a Saúde, Setor de Imunização e curso de Enfermagem da Univale. Foram dezenas de pessoas imunizadas, inclusive o diretor presidente da Cooperativa, João Marques. “Cuidar da saúde é fundamental, e poder contribuir com essa iniciativa é algo que nos alegra muito. Agradecemos todo o apoio da Prefeitura Municipal e da Univale, que tornaram possível essa ação tão importante.”, afirmou João Marques. A Cooperativa projeta realizar outra vacinação ainda neste mês.

IMG 2399 scaled 2
Cooperjornal, Notícias

Cooperativa promove homenagem especial para as mães

O evento ocorreu no pátio da sede arrendada pela Cooperativa onde cooperadas, colaboradoras, convidadas e familiares participaram da confraternização.              No dia 11/05, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou uma homenagem em celebração ao Dia das Mães, celebrado no domingo (14/05). A festividade das cooperadas, colaboradoras, convidadas e familiares, contou com a presença da terapeuta e professora, Maíra Queiroz, que conduziu um bate-papo voltado para as mães. A recepção das convidadas foi feita na entrada da unidade arrendada pela Cooperativa, onde foi instalado um painel com os dizeres “Mãe é amor sem medida! Feliz Dia das Mães”, local em que todas tiraram fotos para registrar a presença no evento. Após as fotos, as mães ocuparam seus lugares para o início das atrações. Responsável por conduzir o evento, o coordenador de Recursos Humanos, Keven Alves, convidou todas a se levantarem para o momento de oração. Em seguida, o diretor presidente da Cooperativa, João Marques, e o diretor vice-presidente, Fernando Ferreira, foram até a frente para cumprimentar as convidadas, bem como celebrar e agradecer a vida de cada mãe. “Pessoas são gerações de gerações, e sem as mães nada disso seria possível, por isso precisamos refletir sobre a importância da vida, e a importância das mães para a vida. […] Essa vida importa porque ao nosso lado nós temos as mães, aquela pessoa que eleva a gente a um pensamento maior.”, afirmou João Marques. A palestrante Maíra Queiroz iniciou um bate-papo motivador para as mães, onde falou sobre maneiras de interpretar e superar os problemas do cotidiano, modos de lidar com os filhos, e sobre o amor incondicional das mães. Durante a conversa, Maíra realizou algumas dinâmicas com o objetivo de demonstrar de forma prática os conhecimentos compartilhados. Na sequência, foi iniciada uma surpresa muito especial para as mamães. A equipe da Cooperativa buscou contato com os filhos/filhas, e recebeu vários vídeos de homenagem, desde os pequenos até os adultos, todos puderam falar sobre suas mães, o que levou muitas a emoção. As mães ainda puderam saborear de um cardápio muito especial, desenvolvido com base nos Produtos Ibituruna. A cozinheira Lucia Helena apresentou uma deliciosa receita de rondelli, utilizando Manteiga Ibituruna, Creme Culinário Ibituruna, Requeijão Cremoso Ibituruna e a Mussarela Ibituruna. Após a apresentação da receita, o prato foi servido para todos os presentes. No encerramento, Keven realizou vários sorteios para presentear as mamães que ganharam produtos de beleza, acessórios, vales-compras e outros prêmios.

6 1
Imprensa, Negócios, Notícias

Cooperativa assina acordo com o Banco do Nordeste

         Novo financiamento será utilizado para investir na construção da nova Fábrica Ibituruna.             Na noite de quinta-feira (17/05) durante a abertura da Expoleste 2023, ocorreu a assinatura de um novo acordo entre a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e o Banco do Nordeste, que concedeu o financiamento de R$ 65,6 milhões Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para a construção da futura Fábrica Ibituruna, local que será a nova unidade industrial da Cooperativa. O documento foi assinado pelo diretor presidente da Cooperativa, João Marques, pelo diretor vice-presidente, Fernando Ferreira, e pela superintendente do Banco do Nordeste, Clébia de Sá Leal Torres. Com o novo trato, o investimento na construção da fábrica que será de R$ 82 milhões, terá 80% de recursos do FNE (R$ 65,6 milhões), e 20% de recursos da Cooperativa (R$ 16,4 milhões). O valor total a ser investido na construção será dividido em: Obras e civis (construção e reforma) em cerca de 20.000 m2 de galpões/instalações – R$ 35.260.000,00; Aquisição de máquinas/equipamentos – R$ 38.900.000,00; Modernização/atualização ambiental de ETA/ETE – R$ 5.000.000,00; Capital de giro adicional – R$ 2.840.000,00. Na carta de intenção para consulta sobre o financiamento, o diretor presidente da Cooperativa, João Marques, destacou o grande faturamento de 2022 de R$ 465 milhões, como um forte demonstrativo da capacidade de crescimento e rentabilidade da instituição. “Nossa Cooperativa tem um papel muito importante para o agronegócio no Vale do Rio Doce, e por trazer desenvolvimento, emprego, e produtos de qualidade para a região, a Cooperativa ganhou credibilidade ao longo do tempo, por isso que hoje podemos traçar grandes metas para o futuro”, afirmou João Marques após a assinatura do documento. Ainda na carta de intenção, foi destacada a diversidade do mercado-alvo de produtos lácteos, composto tanto por crianças, quanto por adultos e idosos. A sustentabilidade do negócio é algo estudado antes de qualquer investimento e, no caso da Cooperativa, o tamanho do público que consome os Produtos Ibituruna colaborou para a concessão do investimento.

IMG 3467 scaled 2
Cooperjornal, Notícias

Cooperativa presta homenagem a cooperados importantes em sua história

Joaquim Liberato de Figueiredo (in memorian) e José Tomáz Bispo receberam as honrarias pelo trabalho de anos ao lado da Cooperativa Na noite da última quinta-feira (18/05), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou uma reunião na comunidade de Coroaci, no Córrego dos Procópios. O encontro foi marcado para render homenagens a dois cooperados importantes na história da instituição, Joaquim Liberato de Figueiredo in memorian e José Tomáz Bispo, atualmente com 92 anos. O evento teve a presença de familiares dos homenageados, amigos, produtores da região e da equipe da Cooperativa. A cerimônia aconteceu na casa de Marilda Figueiredo, filha de Joaquim Liberato, e de Enéias Lélis, seu esposo. A diretoria da Cooperativa representada pelo diretor presidente, João Marques, e pelo diretor vice-presidente, Fernando Ferreira, saudou a todos os presentes e comentou sobre a relevância do momento. “Nós estamos muito felizes por estar vivendo esse momento, para a Cooperativa que é uma sociedade de pessoas, é muito importante valorizar aquelas pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento dessa instituição”, afirmou João Marques. Após os cumprimentos da diretoria executiva, foi o momento da exibição de um material em vídeo, contendo entrevistas dos familiares. A primeira homenagem foi para José Tomáz Bispo, que foi até a frente com sua esposa, Neuza Tomáz de Carvalho, para a assistir o vídeo com depoimentos de sua família. Após as exibições, a diretoria da Cooperativa entregou a placa de homenagem nas mãos do senhor José Tomáz, que recebeu juntamente com os familiares. Em seguida, foi a vez da homenagem para o senhor Joaquim Liberato in memorian, onde também foi exibido um vídeo com falas de sua filha, Marilda, e de sua viúva, Delícia Caldeira. O momento levou vários a emoção por recordar do legado respeitável deixado pelo produtor rural. Na sequência, a família também recebeu a placa de homenagem das mãos da diretoria. As surpresas da noite ainda não haviam acabado, a diretoria ainda aproveitou a oportunidade para render homenagem para o casal Marilda e Enéias, em reconhecimento ao trabalho importante que os dois vêm fazendo na liderança da comunidade. João Marques e Fernando Ferreira também realizaram a entrega da Cota Parte por Idade para a Sra. Delícia Caldeira, valor referente ao Capital Social do senhor Joaquim Liberato. Ao final, houve confraternização para família e convidados.

TBA 200 B PPH af130daf 97ad 425e 8355 76cf8127b096 copiar 1
Imprensa, Negócios, Notícias

Ibituruna realiza grande entrega de produtos para o Governo de São Paulo

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, detentora da marca Ibituruna, voltou a fornecer produtos para a merenda escolar de alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Nesta etapa serão mais de três milhões de unidades de bebidas 200ml sabor chocolate, que serão transportadas do dia 17/05 a 30/05. Para entregar todo o volume de produtos, serão necessárias 34 carretas ao todo. O diretor presidente da Cooperativa, João Marques, comentou sobre o constante crescimento da marca Ibituruna. “Os Produtos Ibituruna são resultado da valorização do trabalho dos nossos cooperados. Coletamos leite in natura em mais de 52 municípios de mais de 1.100 cooperados, em sua grande maioria pequenos produtores, em todo o Vale do Rio Doce. É um trabalho que envolve muitas pessoas, desde a assistência técnica com o suporte de médicos veterinários e agrônomos. Sem contar com o suporte e amor dos cooperados pela atividade, eles são os responsáveis essenciais pela Ibituruna está conquistando novos públicos é algo que nos motiva a trabalhar cada vez mais”, afirmou o presidente João Marques. Essa venda simboliza um avanço importante para a marca, onde a Ibituruna atuando de forma estratégica no mercado, leva seu produto que possui rigorosos padrões de qualidade para novos públicos de consumidores. A Ibituruna já está presente e consolidada em estados como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.

IMG 2927 scaled 2
Armazém, Geral, Gestão em Agronegócio, Negócios

Armazém dá início ao Grande Feirão

Os produtores rurais tiveram acesso a informações importantes sobre o Mercado do Leite e puderam conferir as grandes ofertas preparadas pelo Armazém.   Na última segunda-feira (15/05) o Armazém da Cooperativa deu início ao “Grande Feirão de medicamentos, insumos e muito mais”, com um grande encontro realizado em frente a loja, com a presença de cooperados, colaboradores, clientes, imprensa e convidados. Além da divulgação das excelentes ofertas com rações por R$ 1,69 o quilo, foi um momento para um bate-papo sobre o mercado do leite, explicação sobre atualização cadastral de rebanhos e muita confraternização. O evento teve início às 17h, onde os convidados receberam as boas-vindas do apresentador e parceiro, Luciano Viana, e ocuparam seus lugares. Em seguida o educador cooperativista, José dos Passos, guiou todos para um momento de oração e reflexão. Logo após, Luciano chamou ao palco o diretor presidente da Cooperativa, João Marques, e o diretor vice-presidente, Fernando Ferreira, que agradeceram a presença de todos, reforçando a importância da união da classe rural. “É motivo de muita alegria ter tantos produtores rurais da região reunidos hoje aqui. Buscar conhecimento sobre o mercado do leite para tomar decisões na propriedade é importante, analisando o mercado, conseguimos perceber que o momento está propício para o produtor ganhar dinheiro. Nunca na história vimos a relação de troca entre o preço da ração e o litro de leite tão favorável para o produtor rural. Por isso, resolvemos reunir os produtores para apresentar mais essa possibilidade e o Armazém como um programa de abastecimento tem a missão de levar evolução ao produtor rural.”, afirmou João Marques. Após as falas da diretoria, Luciano convocou as autoridades para formação do dispositivo. Subiram ao palco Luciano Almeida, gerente do Armazém, o ex-presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto, o também ex-presidente da Cooperativa e vice-presidente da União Ruralista de Governador Valadares, o vice-presidente da União Ruralista, José Miguel Merlo, Marcelo Teixeira, presidente da União Ruralista, Vivian Mol, vereadora de Marilac, o presidente do Sicoob Crediriodoce, Cantídio Ferreira, o presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares, Afonso Bretas. Após a apresentação das autoridades, foi exibido o vídeo oficial de lançamento da ExpoAgro GV 2023, seguido por um convite especial aos produtores para prestigiar a maior festa do interior. Um dos momentos mais esperados veio logo na sequência, uma explicação muito interessante com o gerente de Política Leiteira da Cooperativa, Alexandre Negri, sobre o cenário do mercado lácteo em Minas Gerais e no Brasil. Alexandre alertou aos produtores sobre como o momento atual é favorável para a aquisição de insumos, tendo em vista tanto o preço da ração, quanto o preço do leite in natura. Outro assunto muito relevante tratado durante o evento foi a nova portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde o fiscal do IMA de Governador Valadares, Anésio Nunes, esclareceu aos produtores alguns detalhes importantes sobre a atualização cadastral de rebanhos, que deve ser finalizada até o dia 10/07. Cantídio Ferreira deixou um recado muito especial sobre o “Parceiro +”, uma parceria entre o Armazém e o Sicoob Crediriodoce que visa facilitar a aquisição de produtos para as fazendas. Os produtores que forem associados ao Sicoob Crediriodoce poderão pagar suas compras no Armazém em até 36 vezes, com taxas de juros diferenciadas. O Grande Feirão do Armazém segue até o dia 31/05, com ofertas imperdíveis em medicamentos, insumos, rações e muito mais. [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.2.2″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.2.2″][et_pb_code admin_label=”Código” _builder_version=”4.2.2″ hover_enabled=”0″][/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

IMG 1848 1
Imprensa, Negócios, Notícias

Cooperativa e Univale firmam nova parceria

Nesta terça-feira (25/04) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e a Fundação Percival Farqhuar (FPF), mantenedora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), firmaram um convênio de parceria entre as instituições. O objetivo é a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que contribuam com a formação de colaboradores e cooperados, envolvendo vários cursos oferecidos pela Univale como agronomia, medicina veterinária, administração, engenharia ambiental e outros. O documento foi assinado na sede da instituição de ensino, numa cerimônia que contou com a presença de representantes da Cooperativa e do corpo docente da Univale. A parceria visa implementar diversas atividades de capacitação incluindo palestras, minicursos, oficinas, estágios, cursos de extensão e outros através da Univale. Com o novo acordo, a Cooperativa irá reativar o Programa Universidade do Leite, que será o elo necessário para a realização de todos os projetos de extensão da parceria. Além disso, a Cooperativa irá agregar alunos da Univale no Programa Universidade do Leite, que terá seu nome alterado para “Agropecurária na Escola”, passando agora a abranger tanto alunos da Educação Básica, quanto do Ensino Superior. O diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, demonstrou otimismo com a nova parceria, pontuando que o objetivo das duas instituições é gerar conhecimento e valor para a sociedade. “Eu acredito que é uma grande oportunidade criada nesse momento. A Univale, que é uma formadora de pessoas, junto com a Cooperativa que é uma sociedade de pessoas, a gente poder unir essas forças, e levar até as pessoas a moeda do conhecimento para que elas possam se desenvolver, é uma integração onde todos ganham. Então, com certeza, é uma parceria maravilhosa e um momento muito simbólico para a Cooperativa.”, afirmou o João Marques.   Já o presidente da FPF, Rômulo Leite, destacou o quanto a parceria será benéfica para a nossa região. “São duas instituições da comunidade, que têm como missão, cuidar da comunidade, e elas juntas podem fazer isso muito melhor. O agronegócio, que é a mola propulsora do nosso desenvolvimento e precisa se qualificar. Quanto mais qualificada a produção agropecuária, tanto melhor, é preciso produzir mais e melhor, para isso, o homem do campo tem que ser qualificado. É nesse ponto que entra essa parceria com a Univale, com cursos de graduação, pós-graduação, em todas as áreas, na administração no meio rural, na confecção de alimentos, no manejo dos animais, o manejo dos pastos, ou seja, todas as áreas que constituem o agronegócio. Através desse novo acordo, as instituições vão fazer o que já fazem há décadas, que é cuidar da nossa comunidade, especialmente daqueles que mais necessitam dessa união.”, pontou Rômulo, destacando que a parceria já nasce forte. A concretização do novo projeto foi celebrada com um almoço e confraternização para todos os presentes.

IMG 3036 1
Geral, Gestão em Agronegócio

Presidente da Cooperativa participa de treinamento de gestão avançada

O treinamento é exclusivo para executivos da alta administração de organizações e foca nos papeis de liderança e gestão da iniciativa privada e da gestão pública.   Em reconhecimento a atuação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce no cenário cooperativista mineiro e brasileiro, a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), no mês de fevereiro, fez um convite muito especial ao presidente da Cooperativa, João Marques. O chamado tinha a finalidade de contar com sua participação em um treinamento voltado exclusivamente, para executivos da alta administração de organizações, o Amana-kay. O Programa de Gestão Avançada da Amana-Kay é uma imersão de cinco dias focada no que há de mais inovador em gestão, estratégias e lideranças de forma sistêmica, que impacta diretamente no pessoal e no profissional do participante. Os conhecimentos podem ser aplicados tanto para a iniciativa privada quanto para a gestão pública, principalmente no acompanhamento, estabelecimento e cumprimento de políticas públicas. O treinamento está acontecendo em São Paulo, dos dias 13 a 17 de março, com a participação de 70 executivos, dentre eles, funcionários da Petrobras, do Tribunal de Contas do Acre e da Bahia, do serviço de energia elétrica e saneamento do estado de São Paulo, pessoas que compõe o Senado Federal e Câmara dos Deputados e o governo de São Paulo, gestores de cooperativas coirmãs como a Cemil e empresas particulares como a TV Globo e Vec Motores. O Amana-kay é um mergulho profundo na essência dos papeis do líder, no qual o executivo pode se reposicionar em relação a um futuro repleto de promessas e desafios, a fim fazê-los evoluírem no curto, médio e longo prazos e se vacinarem contra a estagnação e declínio. “Em um mundo cada vez mais repleto de tecnologias e inovações, nós enquanto gestores de negócios essenciais a sociedade, temos que nos manter atualizados e conectados a tudo que há de mais moderno. Isso para atualizar os nossos negócios e poder valorizar ainda mais o capital dos nossos cooperados, promover mudanças na sociedade onde estamos inseridos e auxiliar e acompanhar as políticas públicas das cidades onde atuamos. Durante essa imersão tenho me nutrido de muito conhecimento, os quais compartilharei com a equipe de trabalho da Cooperativa, para juntos traçarmos estratégias de desenvolvimento e crescimento.”, afirma o presidente João Marques.

BASE fotos 1
Imprensa, Notícias

Superintendente da Cooperativa se torna membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MG

O superintendente administrativo e financeiro da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Gilmar de Oliveira – OAB 92.895, no último mês de fevereiro, se tornou membro efetivo da Comissão de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Minas Gerais. A Comissão foi criada em 2018 com o objetivo de aglutinar os representantes do cooperativismo mineiro. Um setor que movimenta a economia, organiza trabalhadores e possui uma legislação própria. Além disso, possibilita a discussão sobre o cooperativismo, suas peculiaridades e troca de experiências. Gilmar faz parte do sistema cooperativista há mais de 23 anos. Ele é um colaborador de carreira da Cooperativa – superintendente administrativo e financeiro, advogado, pós-graduado em Direito Público, Direito Tributário, Direito Civil e Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas e participante do time de altos executivos das Cooperativas do programa LIDERCOOP criado em parceria com a Fundação Dom Cabral – (FDC) para educação executiva. Com sua atuação e vasta experiência em no setor, Gilmar foi indicado a integrar a Comissão pelo Dr. João Caetano Muzzi Filho e a Dra. Ronise de Magalhães Figueiredo. De acordo com o Gilmar, representar a Cooperativa em uma cadeira tão distinta como essa é motivo de orgulho. “Ser convidado a ocupar o cargo tão honroso, como o de membro da Comissão de Direito Cooperativo me deixa envaidecido. Mas com ele, tenho a satisfação de me comprometer ainda mais com a classe cooperativista. A representatividade que exercerei através dessa cadeira certamente fortalecerá nossa caminhada na busca incansável de melhorias que possam beneficiar a toda comunidade onde há uma cooperativa em ação.”, celebra Gilmar de Oliveira.

Rolar para cima