Um dos maiores custos para a propriedade leiteira é aleitamento dos bezerros, esse fato está relacionado diretamente ao consumo de dieta liquida. Um bezerro chega a consumir aproximadamente 300 litros de leite entre o aleitamento natural e artificial. Desde o seu nascimento até o desmame que ocorre em torno de 60 e 70 dias de vida.O que também pode variar de acordo com o tipo de manejo de cada fazenda. Uma solução na alimentação de bezerros recém-nascidos é o uso de sucedâneos lácteos.

Na primeira fase da vida dos bezerros o leite deve ser o principal alimento, no entanto, este produto é destinado à comercialização, o que muitas vezes gera conflito financeiro dentro da propriedade leiteira. Por isso, uma das formas para diminuir os custos na alimentação, é lançar mão do uso do sucedâneo lácteo (formulações com ingredientes que tentam imitar a composição do leite), principal forma de substituição do leite integral na alimentação de bezerros na propriedade.

O que são sucedâneos Lácteos?

Os sucedâneos lácteos  são misturas compostas por proteína, gordura, minerais, vitaminas, entre outros, com o objetivo de imitar o leite integral produzidos pelas vacas. Possuem a finalidade de alimentar bezerros recém-nascidos, após a fase do colostro, fazendo a substituição ao leite integral. Este procedimento pode resultar em redução de custos dentro das fazendas leiteiras. Além disso, possibilita ao produtor fornecer a indústria maior volume de leite. O que consequentemente acarretará em aumento de rentabilidade na atividade leiteira.

Para que os sucedâneos lácteos apresentem semelhança ao leite integral, é imprescindível a escolha de um produto de qualidade. É importante ressaltar que o sucedâneos lácteos não possui a função de substituição do colostro, alimento de total importância para garantir o nível adequado de imunidade para os bezerros nas primeiras horas de vida.

Portanto, para a escolha de sucedâneos lácteos vários fatores devem serem levados em consideração no momento da compra, por exemplo,os níveis nutricionais de proteína, gordura, minerais, vitaminas, a composição dos ingredientes e índices de solubilidade do produto e palatabilidade (aceitação do animal).

Vantagens do uso de sucedâneos Lácteos

  • Menor custo e maior atenção aos quesitos de biossegurança com bom custo-benefício;
  • Maior controle de qualidade do produto, pois possui excelentes opções no mercado;
  • Desvinculação do horário da ordenha com o trato da fase de cria (bezerros);
  • Preservação na transmissão via leite de doenças da vaca para o bezerro;
  • Maior concentração da mistura, ou seja, maior teor de matéria seca, aumentando a rapidez e a eficiência no desempenho;
  • Aumento no fornecimento de leite à industria;
  • Aumento no desempenho e o desenvolvimento dos bezerros.

 

É muito importante ressaltar que para a escolha e utilização do produto é necessário uma visão em relação ao desempenho do bezerro, e não somente ao preço do produto. Além disso, os cuidados no modo de uso como, qualidade da temperatura de aquecimento, processos de limpeza e padronização de mistura do produto devem sempre ser observados.