O seu rebanho consome a quantidade ideal de água?

Se tratando do gado de leite, o consumo de água adequado é fundamental para manter a hidratação e evitar a perda de peso. Segundo especialistas, a quantidade ideal para ingestão dos animais adultos é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido, enquanto os bezerros e bovinos mais jovens precisam consumir seis litros para cada quilo de matéria seca ingerida.

O baixo consumo está diretamente relacionado a questões que comprometem tanto a saúde dos animais quanto a produtividade, como a desidratação, e, muitas das vezes, o problema é uma consequência da qualidade do líquido oferecido aos animais.

Dicas para manter os bebedouros limpos?

Algumas das principais dicas para manter a água limpa são:

A higienização dos bebedouros da propriedade duas vezes por semana;

Acréscimo de pequenas quantidades de produtos como cloro e água sanitária.

Observação: os acrecermos sempre devem ser realizados com a liberação do médico veterinário.

Saiba como identificar se algo esta errado com a água de fazenda

A análise da água pode ser feita pelo produtor através da observação dos próprios animais:

Caso o bovino beba em grandes goles, o líquido está adequado ao consumo. Contudo, se ele lambe a água, pode ser sinal de que algo está errado. Nestes casos, é essencial verificar se não há a interferência de nenhum tipo de corrente elétrica nos bebedouros. Em todo caso, é preciso ter em mente que a água servida aos animais deve ter a mesma qualidade da consumida pelos seres humanos.

Saiba como evitar desperdícios de água na fazenda

  • Instalação de calhas para captação das águas pluviais;
  • Uso de máquinas de pressão para limpeza das áreas da propriedade promovem uma economia de até 30%;
  • Uso de boias nos bebedouros.

Aprenda a verificar a quantidade de água que seu rebanho consome

Para verificar se o gado está consumindo a quantidade de água ideal são a instalação de registros que funcionem como medidores nas tubulações dos bebedouros, o acompanhamento por dez dias do volume consumido e a divisão do resultado pelo número de cabeças.

Pensando em fortalecer a atividade leiteira na região, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce possui à disposição dos cooperados projetos de consultoria voltados para a melhoria do rebanho e da produção, como o Cre$er Leite. Saiba mais: https://goo.gl/s92xvu