As temáticas Novembro Azul e saúde do homem são abordadas durante ação de conscientização realizada pela Cooperativa, que reuniu cerca de 100 homens, em um momento descontraído na instituição.

Responsabilidade social é uma premissa intrínseca da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Por isso, no último dia 26, a instituição realizou uma ação com a finalidade de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Somente no ano de 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença levou a óbito 15.983 homens.

Dados como este quando consolidados são assustadores, por isso, é necessário desmistificar o tema com o público masculino que ainda tem certo preconceito. Pensando nisso a Cooperativa abordou o tema de forma cômica e dinâmica com a companhia de teatro Katarriso que apresentou a peça “Vale um Toque”.

A peça conseguiu arrancar boas gargalhadas do público que trouxe de uma forma engraçada e realista a importância de se cuidar, fazendo os exames de PSA e de toque a partir dos 40 anos. Além disso, o psicólogo e pastor, Hélio de Oliveira, levou os presentes a um momento reflexivo, sobre a importância de cuidar de si mesmo em detrimento de outros de acordo com os mandamentos bíblicos e sobre a importância do papel do homem na família e na sociedade.

O momento de descontração contou com a presença de colaboradores, cooperados, convidados e autoridades de Governador Valadares, que puderam ouvir uma palavra técnica do enfermeiro e vereador de Governador Valadares Emanuel Miranda, que esclareceu detalhes sobre a saúde do homem, procedimentos dos exames e a importância de uma vida saudável para conter possíveis doenças.

O diretor-vice-presidente da Cooperativa, Fernando Ferreira, justificou a ausência do diretor-presidente, João Marques, que estava em viagem a Dublin, capital da Irlanda, em treinamento e destacou a importância de cuidar da saúde. “Nós homens às vezes ficamos com pé atrás, deixamos os cuidados para depois, só pensamos no trabalho da fazenda, priorizamos os nossos e nos deixamos sempre para depois. Precisamos ter cautela com a nossa saúde, cuidar da nossa mente, do nosso corpo. Pois para trabalharmos, produzirmos com qualidade e tocar nossa atividade, precisamos estar bem e com a saúde em dia. Por isso, reservamos este tempo para conversar sobre a saúde do homem.” Comenta.