A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce em parceria com o Sebrae Minas através do Educampo realizou, no último dia 04 de agosto, o 1º Dia de Campo Virtual. Os dias de campos habitualmente eram realizados presencialmente com os produtores rurais. Porém, devido ao momento em que estamos vivendo, em função da pandemia causada pelo Coronavírus, as instituições envolvidas viram a necessidade de readequar o modelo transferindo para o ambiente virtual.

A Cooperativa pioneira no Leste de Minas mais uma vez reafirmou essa posição com esta nova modalidade de interação com seus cooperados e produtores rurais. Mais de 80 produtores e cooperados participaram do evento nesta modalidade jamais vista anteriormente.  O Momento oportunizou a um maior número de cooperados e produtores a participarem do Dia de Campo conhecendo a importância dos projetos de assistência técnica e seus resultados em uma fazenda.

O Dia de Campo Virtual teve o objetivo de apresentar os resultados da Fazenda Palmeiras, propriedade do senhor Elias Oliveira Alves, situada no município de Itabirinha de Mantena, que há 6 anos é acompanhada e monitorada pelo consultor técnico do Educampo,  Bruno Magalhães. A Fazenda das Palmeiras quando iniciou no projeto era inviável, pois não era rentável e hoje, após seis anos de acompanhamento mensal, se tornou um negócio lucrativo. Todos que participaram do 1º Dia de Campo Virtual tiveram a oportunidade de ver a evolução da fazenda através dos dados que foram apresentados.

Para o cooperado Adriano Libório o 1º Dia de Campo Virtual foi muito proveitoso e possibilitou a aqueles que nunca participaram de um dia de campo participarem pela primeira vez, como foi seu caso. “Para mim foi uma novidade o evento através do uso de uma ferramenta virtual, pois sempre quis participar, mas nunca conseguia devido o entrave de ser em dia de trabalho. Além disso, gostei muito dessa experiência, pois informações desse nível sempre são bem-vindas. O conteúdo foi muito bom, e proporcionou grandes aprendizados para aplicarmos em nossas fazenda. Essa modalidade virtual atendeu muito as minhas expectativas, pois possibilita a todos aqueles que precisam e querem melhorar na atividade leiteira a eliminar a maioria dos problemas encontrado na propriedade.” Afirma Libório.

De acordo com o consultor técnico este formato de dia de campo possibilitou levar informação a um número de pessoas bem maior do que o modelo convencional. “O objetivo do Dia de Campo Virtual foi adaptar a realidade que estamos vivendo devido ao Coronavírus. E com isso ter a oportunidade de mostrar resultados e passar  conteúdo de valor para os cooperados e produtores rurais. Nós nos adaptamos a realidade deles para levar a informação, pois nos dias de hoje os produtores usam muito o WhatsApp. Então este foi objetivo levar informação de qualidade ao máximo de pessoas que pudéssemos atingir. Pelos feedbacks que tivemos acreditamos ter atendido as expectativas, pois durante as visitas que realizei após o nosso 1º Dia de Campo Virtual tenho recebido muitos retornos positivos.” Explica Magalhães.

Entenda como foi realizado o 1º Dia de Campo Virtual

O 1º Dia de Campo Virtual foi realizado através do WhatsApp (aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas  e chamadas de voz para smartphones). A Cooperativa criou um grupo onde somente o administrador (o consultor técnico do Educampo, Bruno Magalhães) publicava as informações referentes a fazenda assistida pelo Educampo. Foi disponibilizado o contato de WhatsApp do setor de Comunicação da Cooperativa para que os participantes enviassem suas perguntas que foram mediadas pelo setor. O consultor as enviavam dentro do grupo do Dia de Campo com as respostas. Desta forma, compartilhando as dúvidas e questionamentos dos participantes e possibilitando a todos refletirem sobre pontos importante para o desenvolvimento da fazenda, fez com que todos compreendessem o caminho que a fazenda caminhou para chegar no patamar que está hoje. Todas as pessoas que desejavam participar tiveram a oportunidade,  uma vez que para entrar no grupo bastava acessar o link que foi disponibilizado nas redes sociais e grupos de WhatsApp da Cooperativa.

O Dia de Campo iniciou às 10h30. As discussões foram mantidas durante todo o dia, ou seja, o participante que não entraram no ínicio do Dia de Campo tiveram acesso a todo o material disponibilizado pelo técnico. O Grupo ficou ativo por 24h todas as perguntas foram respondidas e o conteúdo publicado foi autorizado seu compartilhamento.