Que as mulheres têm se destacado em vários segmentos, é fato. Mas nos últimos tempos a atuação delas no Agro tem se tornado mais constante e evidente. É notório isso através de casos de sucesso, onde elas têm tomado as rédeas dos negócios e dado um show de administração e gestão. 

E o sistema cooperativa tem apoiado cada vez mais a inserção das mulheres no mundo dos negócios, principalmente em cargos de liderança. Por isso, nos dias 29 e 30 de Setembro o grupo GPOConecta com o apoio da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg) realizou o Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas que teve em sua temática a discussão dos seguintes assuntos: Superação e resiliência, sucessão familiar, gestão financeira da propriedade e as perspectivas para o agronegócio no cenário político e econômico esses foram os assuntos que 10 mil que atuam em mais de 200 cooperativas de todo o Brasil tiveram acesso durante o evento.

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi convidada através da Ocemg a participar deste evento relevante para seu quadro social feminino. Como as vagas eram limitadas foram convidadas cooperadas que tinham disponibilidade para prestigiar o evento, foram elas, Meire Azevedo, Flávia Fátima, Maria Emília Drummond,  Juliana Duarte de Souza e a coordenadora de recursos humanos, Marcela Aquino. 

Todas participaram do encontro dentro de suas casas, pois o evento foi realizado de forma online pelo Grupo Conecta. O evento contou com a presença de autoridades renomadas como a Ministra da Agricultura Teresa Cristina, o Jornalista Alexandre Garcia, o padre Fábio de Melo, o cantor e palestrante Léo Chaves entre outros. “Através de todas as palestras e debates consegui adquirir muito aprendizado e perceber por meio de uma energia positiva que não é só a gente que tem dificuldades e que juntos podemos vencer. Foram apresentados casos de superação e isso nos motiva a continuar lutando a cada dia e nunca desistir dos nossos sonhos. Este evento me fez sentir renovada, cheia de esperança, amor próprio e certeza que estou no caminho certo. Pois o cooperativismo, é um sistema que que zela pelo seu cooperado, e que caminha junto com a gente.” Comenta a participante Flávia Fátima filha da cooperada Helenita Maria de Jesus. 

O evento foi voltado às mulheres cooperativistas, mas com o foco principal em mulheres do agro que atuam nas mais diversas funções dentro e fora da porteira. É uma realidade da nossa cooperada Meire Azevedo que também participou do encontro. “ Foi um privilégio participar deste encontro através da Cooperativa. Consegui aprender muitas coisas e reciclar alguns conhecimentos com cada experiência que ouvi de pessoas que estão no ramo.  É sempre muito bom participar de eventos como esse, pois a gente consegue extrair bagagem para caminhar. Além disso, nos faz ter uma percepção mais aprimorada sobre as mudanças e evoluções das coisas e isso faz toda a diferença nos nossos negócios. A experiência de ouvir novas informações causam impactos positivos, pois nos faz querer sair da nossa zona de conforto e ir além com novos conhecimento e novas experiências. O evento me trouxe motivação para cada dia vencer. Os assuntos com maior destaque foi a sucessão familiar e o envolvimento da mulher  junto ao marido e a importância de acreditar em nosso potencial como mulher. Conta.