Fazer boas escolhas na hora de alimentar o seu gado é crucial para ter bons resultados, tanto em se tratando de gado de leite quanto gado de corte. Dois alimentos que despertam bastante dúvida sobre qual é o melhor em custo e nutritivamente são o sorgo e o milho.

Nesse artigo faremos um comparativo entres esses dois tipos de alimentos, mostrando qual é o melhor nessa disputa. Confira:

Na verdade, o sorgo é um tipo de cultura que oferece mais resistência a escassez hídrica o que o leva a ter safras maiores com um investimento fixo que é menor quando comparado ao milho. Isso deve ser levado em consideração, pois, ajuda a diminuir o custo final do produto como o leite, por exemplo.

O sorgo também possui menor incidência de doenças e isso ajuda a economizar com a compra de defensivos agrícolas, o que torna o custo do produto ainda menor. Para se ter uma ideia mais clara a produção do sorgo pode ficar de 10 a 25% mais barata quando comparada ao milho.

E falando de propriedades nutricionais o sorgo não fica atrás. O alimento possui 95% da quantidade de nutrientes do milho. Colocando em comparação a porcentagem de economia junto com a defasagem de nutrientes, na maioria das vezes será mais eficiente cultivar o sorgo.

Contudo, a Embrapa orienta que os produtores devem estar atentos ao comprar sementes de sorgo, sempre observando a idoneidade da empresa e verificando o percentual de germinação do grão que deve estar acima dos 80% para que valha a pena. Além é preciso que se comece a plantar os híbridos tardios mais no início e encerrar a safrinha com híbridos precoces.

Para entender como esse alimento vem ganhado espaço no Brasil devido as suas vantagens a Embrapa Milho e Sorgo publicou uma pesquisa que atesta que a produção de grão aumentou 54 vezes em 2018 quando comparada ao ano de 2014.

Gostou do artigo? Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar. E caso tenha alguma dúvida ou comentário deixe no campo abaixo.