A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce desde o início da pandemia causada pela Covid-19 (Coronavírus) continua trabalhando para levar alimentos às famílias brasileiras. Diante disso, o Conselho de Administração da instituição também precisa continuar atuando na tomada de decisões para definição do caminho que deve ser seguido neste novo cenário.

Para dar continuidade às atividades os conselheiros administrativos precisaram se adaptar às novas tecnologias de comunicação via internet. Pois o Comitê de Combate ao Coronavírus criado pela Cooperativa determinou que é expressamente proibido a aglomeração de pessoas nos ambientes internos da instituição. Por isso, todas as reuniões presenciais foram canceladas, inclusive a do Conselho de Administração. Desde então, as reuniões têm sido realizadas através do Skype (software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo). Já foram realizadas duas reuniões nesta modalidade com objetivo de manter a constância das atividades da Cooperativa, bem como toda a cadeia produtiva do leite. 

De acordo com o conselheiro administrativo Mário Leão o novo formato de reuniões é eficaz para a tomada de decisões. “Desde o início da pandemia temos nos adaptado com vários métodos de segurança para continuarmos trabalhando com responsabilidade e proteção. Este modelo de reunião adotado pela Cooperativa funciona muito bem, o canal é perfeito, prático e conseguimos continuar com a gestão participativa, base da Cooperativa. Este novo formato não alterou nada no conteúdo que discutimos em reuniões presenciais, apenas nos possibilitou dar sequência na rotina da Cooperativa. As vezes temos alguns problemas técnicos, mas são resolvidos com pequenos ajustes” Explica Leão.

O presidente da Cooperativa, João Marques, esclarece que as reuniões do Conselho de Administração são extremamente  importantes para a definição de estratégias da instituição em meio a crise causada pelo Coronavírus. “A atuação do Conselho de Administração é essencial para o direcionamento estratégico dos negócios da Cooperativa como um todo, por isso, é preciso uma participação contínua dos nossos conselheiros junto a diretoria  executiva e superintendências, principalmente neste momento de enfrentamento a pandemia,  o qual nós não podemos parar! Pois somos responsáveis por alimentar milhões de pessoas diariamente, principalmente crianças e idosos. Em função disso, adotamos este novo modelo que tem sido efetivo e tem nos possibilitado continuar trabalhando para a alimentar as pessoas.” Explica Marques.