A Reunião do Comitê Educativo é uma tradição há mais de 40 anos na Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Mas essa tradição realizada ininterruptamente durante as últimas quatro décadas precisou ser interrompida em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Desde o mês julho as reuniões foram retomadas, porém na modalidade online.

Este novo formato foi adotado para manter o vínculo estabelecido entre cooperado e cooperativa. Além disso, conter e evitar a proliferação do vírus atendendo os protocolos estabelecidos pelos órgãos responsáveis. E ainda levar informações aos cooperados sobre assuntos pertinentes ao seu negócio. 

A reunião foi realizada no último dia 14 de setembro, às 16h, através da plataforma Google Meet (serviço de comunicação por vídeo e áudio). Participaram do momento mais de dez líderes de comunidades, a diretoria executiva, superintendências, gerentes da Cooperativa e representantes da empresas Tortuga, Banco do Brasil e da cooperativa de crédito Sicoob Crediriodoce. 

O objetivo da reunião foi levar as informações da Cooperativa e de seu Armazém para os cooperados e ainda ouvir as solicitações dos cooperados e de suas comunidades onde a Cooperativa e seu Armazém atuam. 

De acordo com o agente de desenvolvimento cooperativista, José dos Passos, o Comitê Educativo é crucial para o desenvolvimento de uma sociedade cooperativista. “O Comitê tem o papel de cumprir o 5º Princípio Cooperativista “Educação, formação e Informação”. Além disso, ele tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e educacional dos cooperados, bem como da Cooperativa. Pois é através da troca de informações entre todos os envolvidos no negócio é possível ajustar, propor melhorias e sugerir novas ações em prol do coletivo. Educar, formar e informar é fundamental, pois quanto mais a Cooperativa investir nestes quesitos mais próspera e justa ela será!” Explica Passos. 

Para o cooperado Eliomar Rodrigues, as iniciativas digitais que têm sido implementadas na rotina da cooperativa é de extrema importância para levar informação aos cooperados. “A Cooperativa neste momento de pandemia tem se adaptado para realizar suas ações para atender e incentivar os cooperados mesmo em meio ao distanciamento social. Buscando levar informações sobre o meio agropecuário para incentivar a nossa produção leiteira.” Comenta Rodrigues.