Será lançado no dia 27 de julho, em Governador Valadares, o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Médio Rio Doce (PDRS), uma iniciativa pioneira da classe de produtores rurais, que prevê a elaboração de um projeto técnico para captação de financiamentos e a fundo perdido para recuperação de áreas e pastagens degradadas, redução da emissão de gases de efeito estufa e consequentemente a recuperação da Bacia do Rio Doce e geração de energias alternativas. O lançamento acontecerá para convidados, na quarta-feira, às 19h30, no Ilusão Esporte Clube, com a presença do ex-ministro da Agricultura Allyson Paolinelli.

 O aumento da densidade populacional, a ocupação desordenada, os ciclos extrativistas, a expansão da atividade agropecuária foram fatores responsáveis pela degradação ambiental na região do Vale do Rio Doce. Atualmente, o problema, afeta de forma intensa a região e principalmente os produtores rurais, que são os verdadeiros gestores do meio ambiente e para tal buscam soluções para a melhoria da população da região.
Segundo o coordenador do programa José Geraldo Pedra Sá, a preocupação em comum uniu os produtores rurais e entidades ligadas ao agronegócio. “O PDRS vem para buscar soluções financeiras e tecnológicas, para termos condições de produzirmos mais, preservarmos mais, uma grande melhoria socioeconômica e ambiental de toda região.”

O projeto atenderá cerca de 1900 propriedades rurais de associados da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob Crediriodoce, Sindicato dos Produtores Rurais (GV), e União Ruralista Rio Doce. O grupo esteve reunido desde o final de 2014, para a construção do programa e no mês de março de 2015 concluiu o planejamento estratégico que norteou o projeto. A empresa YKS Serviços LTDA foi contratada para a elaboração do projeto de captação e a busca e identificação dos recursos financeiros. A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), participou da etapa de levantamentos dos dados em campos com seus professores e alunos dos cursos ligados à área do estudo, e também participará também das certificações dos projetos a serem implantados.