Ultimamente muito se tem falado a respeito da intolerância a lactose. Quem sofre desse mal tem dificuldades de digerir essa substância e ao consumir leite ou seus derivados pode sofrer com sintomas de desconforto abdominal acompanhado de dor, náuseas, diarreia, flatulência e/ou inchaços.

 

Contudo, por que isso ocorre? A chave do problema está em uma enzima que normalmente o nosso corpo produz, a lactase. Essa enzima é responsável em dividir a lactose (açúcar) em componentes mais simples (gelactose e glicose). Quando a lactase não é produzida adequadamente a pessoa passa a ter intolerância a lactose por não conseguir quebrar esse tipo de açúcar.

 

A lactase é uma enzima produzida na mucosa intestinal, mais especificamente na zona superficial de microviscosidade do intestino delgado. Caso a pessoa apresente algum tipo de lesão nessa mucosa o organismo pode parar de produzir a lactase temporariamente nos casos mais leves e até mesmo permanentemente se a lesão for grave.

 

A intolerância a lactose pode ser primária ou secundária. Na primária a pessoa desenvolve o problema ao longo da vida, diminuindo a produção da lactase progressivamente e de forma permanente. Já a intolerância secundária é temporária e é causada por algum tipo de lesão da mucosa intestinal que possa estar diminuindo a atividade da lactase, nesses casos, ao se curar a lesão a lactase volta a ser produzida.

 

O tratamento, em todos os casos, deve ser feito por meio de dieta restritiva de produtos lácteos. No caso da primária a dieta deve ser permanente e na secundária até que a lesão seja curada. Além, para aqueles que não conseguem ficar sem consumir produtos lácteos, existe a opção de medicamentos compostos por lactase e que devem ser tomados diariamente ou quando a pessoa pretende consumir leite ou seus derivados.

 

Já conhecia a lactase? Interessante como uma enzima pode comprometer tanto a dieta de uma pessoa, não é mesmo? Sofre com intolerância a lactose e tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários. Será ótimo poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.