O melhoramento genético do rebanho na produção leiteira é uma ferramenta crucial para ter animais que se adaptem melhor as condições oferecidas pelo ambiente e também que produzam mais, gerando assim mais lucro.

 

O que é melhoramento genético?

Basicamente o melhoramento genético é uma maneira de selecionar os animais mais eficientes que serão mantidos no rebanho de uma propriedade, com a finalidade de produzirem descendentes que vão ter mais chances de possuir as mesmas características.

E para isso o produtor pode recorrer a duas ferramentas principais, seleção ou cruzamento:

 

— Seleção

A seleção é o processo de decisão dos animais que serão mantidos na propriedade para reprodução e que serão pais das novas gerações. Essa ferramenta ajuda a manter e melhorar a raça do seu rebanho, baseando-se principalmente na sua produção de leite e adaptabilidade ao ambiente.

 

— Cruzamento

O cruzamento de raças para o melhoramento genético funciona dotando os descendentes de características que sejam positivas para o seu rebanho. Porém, é preciso estar atento a seleção dos animais para promover cruzamentos que sejam positivos.

 

Pra produtores de leite, além da monta natural para seleção, também deve ser considerada a inseminação artificial com sêmens que irão garantir descendentes com as características certas e com maiores chances de produzir mais.

 

Impactos para a propriedade

Os principais impactos do melhoramento genético em gado leiteiro diz respeito a produção e produtividade do animal. Quando se melhora geneticamente um rebanho, ele vai se tornando mais eficiente e cumpre melhor o seu papel produtor, dessa maneira você terá animais que produzem mais com os mesmos custos inerentes a um animal que não produza tanto e que deve ser descartado na sua seleção.

É preciso estar atento que apenas o melhoramento genético não irá resultar em melhores resultados produtivos, ele também deve estar associado a melhoria do manejo, pois, a quantidade de leite produzida por uma animal sofre influências das condições do ambiente onde ele vive.

Tem dúvidas ou sugestões para o nosso texto? Deixe nos comentários e responderemos o mais breve possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.