Na última quinta-feira (12) foi realizado o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas – Formacoop de Governador Valadares que teve como objetivo de gerar aos participantes a oportunidade de refletirem sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa. O programa dividido em 10 módulos foi ministrado durante um ano na sede da Unimed Governador Valadares.

O treinamento é oferecido para dirigentes, conselheiros, gestores e colaboradores  com funções gerenciais em cooperativas regulares com o Sistema Ocemg. A cada módulo é abordado um tema especifico para o desenvolvimento dos participantes sobre as práticas cooperativistas dentro das entidades, no décimo e último módulo realizado nos dias 11 e 12 de março foi discutido o tema Governança Corporativa nas Cooperativas, ministrado pelo professor Nemízio de Souza, mestre em administração e especialista em gestão de cooperativas.

A analista de educação sustentável do Sistema Ocemg Thais Leite, afirma que somente através da capacitação da alta liderança das cooperativas é possível  alcançar a excelência na gestão cooperativista. “O Formacoop visa contribuir no desenvolvimento da gestão das cooperativas e no desenvolvimento das competências gerenciais dos participantes. Além disso, busca o fortalecimento de todo o sistema cooperativo, pois através da capacitação dos gestores e dirigentes conseguiremos a plenitude da excelência na gestão das cooperativas.” Explica Leite.

O conselheiro de administração Otacílio Nunes considera a indicação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce para a participação do treinamento como um presente. “Ser um indicado para participar deste treinamento é um presente que não tem preço, é incalculável o valor de recebê-lo. Isso faz com que cada vez mais eu tenha orgulho de ser cooperativista, pois só o cooperativismo proporciona ações como esta.” Afirma Nunes.

Os Produtos Ibituruna também estiveram presentes como patrocinador oficial. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem os novos Produtos Ibituruna a manteiga e o requeijão cremoso.