Imprensa

Cooperativa realiza evento em comemoração ao dia das mães

Cooperativa realiza evento em comemoração ao dia das mães

Nesta quinta-feira (5), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou um evento em seu auditório doutor Lino Alves Filho, para celebrar o Dia das Mães, que acontecerá no próximo domingo (8). O encontro ocorreu às 16h e contou com a presença de mães colaboradoras, cooperadas e convidadas, para um diálogo com o tema: a importância da reunião da família em torno da mesa e como a Mesa Posta pode contribuir com essa união.

        O bate-papo foi coordenado pela psicóloga clínica, amante e estudiosa da Mesa Posta, Thaise Leite, que trouxe o tema de forma dinâmica e leve. Onde demonstrou que a Mesa Posta vai muito além de como organizar uma mesa corretamente, que ela é importante para a promoção de momentos em família, estimulando o diálogo e contribuindo com as relações familiares.

        Com as rotinas cada vez mais aceleradas, esse hábito tem se tornado escasso no cotidiano das pessoas. A abordagem desse tema teve o intuito de levar a reflexão sobre como momentos em família são fundamentais para a construção de laços e como a mãe tem papel fundamental em promover esses eventos em um lar. A palestrante ensinou técnicas e métodos de como organizar esses momentos com praticidade para que sejam realizados com mais frequência. Durante a conversa foram apresentadas através de utensílios, guardanapos e taças dicas objetivas que podem ser utilizadas em ambientes internos e externos. As mamães puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências nesse sentido.

A diretoria executiva da Cooperativa também participou do momento e deixou uma mensagem reforçando a importância do papel que as mães desempenham para a sociedade. “A mulher em si tem uma função preponderante na sociedade e aquelas que são mães demonstram por meio de ações, exemplos, amor e cuidado o que é necessário para que o mundo seja repleto de valores, empatia e amor pelo outro. Para nós é um prazer imenso aprender com elas no dia a dia durante o trabalho. Percebemos que elas veem o mundo de forma diferente e isso nos ensina muito! Realizar momentos como este onde é possível reforçar que elas têm um papel transformador na sociedade, é fantástico!” compartilha João Marques, diretor presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

Após a troca de conhecimentos e experiências entre as mães, foi oferecido em comemoração ao dia delas um café da tarde e uma lembrança para homenageá-las.

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Com você para todos os tempos!

ler mais
Cooperativa participa de reunião para definição da ExpoagroGV – 2022

Cooperativa participa de reunião para definição da ExpoagroGV – 2022

Na manhã desta segunda-feira (21), a diretoria executiva da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce participou da reunião para definições sobre a realização da ExpoagroGV 2022.

Participaram também líderes de entidades e Núcleos (Girolando, Guzerá, Zebú, Mangalarga Machador, Leiloeira e Vaquejada) que movem o agronegócio da região. Durante a reunião foram apresentados alguns detalhes do evento como a data de realização; data do lançamento (expectativa para abril); data da abertura oficial; datas de entrada de bovinos e equinos no Parque; propostas de leilões mistos, ou seja, na modalidade virtual e presencial; datas de shows e outras ações a serem realizadas.

O presidente da União Ruralista Rio Doce – (URRD), realizadora do evento, Marcelo Teixeira, iniciou a reunião pedindo apoio das entidades presentes e demonstrando a importância do evento para Governador Valadares e região.  “Já são dois anos em que a ExpoagroGV não é realizada devido a pandemia causada pelo coronavírus, mas precisamos retornar com este evento tão importante para o desenvolvimento do agronegócio de Valadares e região”. Comenta.

A Cooperativa é uma das instituições parceiras da URRD de longa data e sempre marca presença na ExpoagroGV. De acordo com o presidente da Cooperativa, João Marques, a Exposição é uma iniciativa de extrema relevância para a economia e o agronegócio do leste mineiro. “O setor tem impulsionado a economia brasileira. Somente no ano de 2021 o agro respondeu por 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de acordo com o cálculo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esses resultados expressam a importância do nosso setor para o Brasil. Além disso, somos responsáveis por alimentar milhões de pessoas com produtos que proporcionam segurança alimentar. Por isso, não podemos parar! Temos que seguir demonstrando a todos que o agronegócio é grande e importante para a sociedade. A ExpoagroGV é uma oportunidade de fazer isso, pois atinge milhares de pessoas em dez dias. Estamos empolgados para realizar, neste ano de 2022, a maior feira agropecuária do Leste de Minas.” Comenta.

ler mais
Cooperativa é convidada para conhecer projeto Lixo Zero em São Geraldo da Piedade

Cooperativa é convidada para conhecer projeto Lixo Zero em São Geraldo da Piedade

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é pautada por princípios orientadores, dentre eles, o interesse pelas comunidades onde atua. Por isso, foi convidada pela prefeita de São Geraldo da Piedade, Edna Marcelina, e pela secretária de agricultura do município Silvana Santigo para conhecer o projeto Zero Lixo.

O projeto Zero Lixo é uma inovação para o município que tem como objetivo principal transformar vidas por meio de impactos na preservação do meio ambiente do município. As ações visam preservar os lençóis freáticos, inibir a proliferação de insetos, promover da saúde pública, entre outras.

Para realizar a destinação correta de resíduos sólidos e úmidos e ainda gerar renda com as iniciativas o projeto já está em andamento de forma adaptada e precisa de alguns investimentos para sua melhoria. Com o objetivo de conseguir apoio e recursos da iniciativa privada para implantação de melhorias no projeto como a aquisição de uma prensa os representantes da Cooperativa foram convidados para compreender a dinâmica do projeto e seus benefícios.

 Entenda como é realizado a coleta do lixo

No distrito do Vinhático é realizada a separação o lixo úmido e seco. Após a separação, o lixo seco retorna para São Geraldo da Piedade onde é realizada a coleta seletiva e em seguida é destinado e vendido na cidade de Ipatinga. O lixo úmido é destinado a Estação de Compostagem para ser manejado e virar composto para ser utilizado na recuperação de áreas degradadas e nas hortas comunitárias.

A secretária de agricultura, Silvana Chaves, diz que o projeto é muito importante para a comunidade local. “As ações do projeto são relevantes, uma vez que durante muitos anos os resíduos foram depositados de forma desordenada, trazendo prejuízos aos munícipes. Percebendo isso, elaboramos esse projeto com a finalidade de proporcionar qualidade de vida aos civis minimizando a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, como por exemplo, moscas, ratos, escorpiões, entre outros. Além disso, reduzir a emissão de poluente na atmosfera e o mau cheiro e não permitir a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.” Explica.

O projeto além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores também promoverá a geração de empregos e renda uma vez que o insumo básico, o lixo, vem de forma gratuita dos moradores da cidade. “O projeto tem contribuído para a indução de outros projetos que trarão ainda mais benefícios a população.” Completa Silvana.

            Esta é a Cooperativa sempre envolvida com os projetos das comunidades onde está inserida! Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: com você para todos os tempos!

ler mais
Presidente da Cooperativa se reúne em Brasília com lideranças do setor lácteo em defesa dos interesses da classe produtora e industrial

Presidente da Cooperativa se reúne em Brasília com lideranças do setor lácteo em defesa dos interesses da classe produtora e industrial

Ontem (8), o presidente da Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios – (G100) e presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, esteve em Brasília-DF para uma reunião de planejamento das atividades do G-100.

            A reunião com a presença de cerca de vinte conselheiros teve o objetivo de discutir sobre a Reforma Tributária em tramitação no Congresso Nacional, por meio da Proposta de Emenda à Constituição – (PEC) 110, cujo relator é o senador Roberto Rocha do PSDB – MA. O momento foi oportuno para o debate de duas das mais de 220 emendas existentes para essa PEC que, caso aprovada, será importante para os produtores e consumidores de alimentos e consequentemente impactará positivamente no setor láteo.

            Além disso, o G-100 solicitou as empresas lácteas que compõem o grupo que relacionem sete áreas de processamento e comercialização de leite e derivados e realizem levantamentos com sugestões de prioridades para a melhoria do setor, que deverão ser enviadas posteriormente. Após a apuração das sugestões o G-100 irá definir as melhoras estratégias para atender as solicitações.

            De acordo com João Marques, reuniões como essas são expressivas para a busca de melhorias para a cadeia produtiva do agronegócio. “A reforma proposta é fundamental para a promoção do desenvolvimento. Visto que ela visa simplificar o sistema tributário atual, que aliás já se fez no caso do setor lácteo e trouxe resultados robustos e desenvolvimentistas para a cadeia de produção. Além de possibilitar a inclusão e participação de milhares de consumidores de lácteos.” Explica.

            Após a reunião os líderes almoçaram juntos para confraternizar e colocar o papo em dia. Visto que nos últimos anos, devido a pandemia causada pela Covid-19, não houve reuniões presenciais da Associação, sendo essa a primeira. De acordo com o diretor executivo do G-100, Wilson Massote “os líderes manifestaram satisfação de se reencontrarem e disseram estar com grandes expectativas que as reuniões presenciais se tornem cada vez mais frequentes. O que trará a sensação de normalidade, após o cenário pandêmico que temos atravessado.” Comenta.  

            Está é a Cooperativa sendo representada em organizações importantes do setor lácteo para defender os interesses de seus cooperados.

ler mais
Cooperativa celebra 63 anos

Cooperativa celebra 63 anos

Na próxima terça-feira (25) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebrará 63 anos de fundação.

O ano era 1959 quando Luiz Castro Côrtes, com o sonho de unir a classe produtora de leite e fazer mais pela comunidade de Governador Valadares e região, reuniu 186 pecuaristas para a fundação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

            Naquela época a Cooperativa vinha como a solução para as dores dos produtores de leite que encontravam dificuldades para escoar a produção e gerar renda. Desde o início ela foi a melhor opção para crescer, empreender e evoluir, pois nas primeiras coletas a Cooperativa pagava 50% a mais do que a concorrência.

A Cooperativa dirigida por homens visionários e a frente do seu tempo, sempre foi protagonista da pecuária leiteira do Vale do Rio Doce. Com apenas um ano de fundação inaugurou um posto de vendas de insumos, hoje conhecido como Armazém, que desde então tem proporcionado aos cooperados os melhores recursos para a aquisição de bens de consumo para a atividade leiteira.

Nos anos 70 iniciou o processo de industrialização com a produção de leite de saquinho, surgindo assim os postos de recepção de leite. Nos anos 80 a Cooperativa inaugurou unidades filiais do Armazém nas comunidades de Coroaci, Engenheiro Caldas, Marilac e São Vitor. Nesta década a Crediriodoce foi concebida dentro da Cooperativa.

Nos anos 90 é inaugurada na rua 13 de Maio a indústria de leite Longa Vida UHT, com maquinário e as tecnologias mais avançados da época. Nos anos 2000 o Armazém da Cooperativa foi transferido para a BR 116, no bairro Planalto, onde está localizado até os dias de hoje. Em 2008 a Cooperativa inaugurou uma nova sede administrativa no bairro São Paulo.

Nos anos 2010 a Cooperativa investiu em seus cooperados, implantou projetos de assistência técnica como, por exemplo, o Crê$er Genética e o Educampo, ampliou o seu Armazém e implantou o sistema de gestão digital SmartQuestion.

Em 2019 completou 60 anos e iniciou os anos de 2020 com sucesso total! Adquiriu uma propriedade com a dimensão de 11 alqueires de terra onde é possível desenvolver várias frentes de negócio. Além disso, com a finalidade de expandir ainda mais o Armazém, primeiro empreendimento da instituição, adquiriu uma nova área onde está construindo um galpão de 1.600m² para armazenamento de insumos.

São mais de seis décadas de grandes feitos. “Ao olhar para trás e ver que a iniciativa do senhor Luiz Côrtes lá em 1959 tem beneficiado a vida de milhares de pessoas até os dias de hoje é fantástico. Tenho um orgulho imenso por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e aprender muito com ele, um exímio cooperativista. Para mim é uma honra poder perpetuar este legado, dar continuidade ao cooperativismo, trabalhar pelo bem comum e proporcionar qualidade de vida a todos aqueles que acreditam e fazem parte deste negócio”. Explica João Marques.

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

Com você para novos tempos!

ler mais
Cooperativa distribuiu o 11º Bônus Fidelidade

Cooperativa distribuiu o 11º Bônus Fidelidade

Cooperativa injeta na economia regional mais de 2,7 milhões de reais devido a distribuição do Bônus Fidelidade. Tiveram acesso a este benefício cerca de 1.000 cooperados da instituição que receberam 30% sobre o total da produção leiteira entregue em 2021. 

Na última sexta-feira (17) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce distribuiu entre seus cooperados R$2.721.768,77 (dois milhões, setecentos e vinte e um mil, setecentos e sessenta e oito reais e setenta e sete centavos). Este valor é proveniente a uma bonificação a todos os cooperados que foram fiéis a Cooperativa, e entregaram sua produção leiteira no período de 1ª de janeiro a 30 de novembro de 2021.

O evento de entrega reuniu cerca de 450 pessoas na sede da Cooperativa, entre cooperados, familiares, convidados e a imprensa. O momento foi oportuno para realizar homenagens aos jovens cooperativistas, futuro da instituição, aos colaboradores que fazem a Cooperativa girar 365 dias por ano e ao presidente da instituição, João Marques, por toda dedicação disponibilizada ao cooperativismo.

Além das solenidades o evento contou com a palestra com o gerente do Banco do Nordeste, Carlos Nunes com informações importantes sobre a inclusão de Governador Valadares à área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e seus benefícios. E as informações não pararam por aí, o meteorologista Felipe Bernardes trouxe dados sobre como o clima de 2022 se comportará, principalmente o veranico que ocorre normalmente em janeiro.

 A entrega do Bônus Fidelidade é o compartilhamento dos resultados auferidos pela Cooperativa. “É uma forma de agradecer a confiança do produtor em nós. Sabemos que fidelidade não tem preço, mas aqui na Cooperativa tem Bônus! Essa ação já se tornou uma tradição junto aos nossos cooperados que contam com o rendimento extra no fim do ano. E, mais uma vez superamos os valores entregues, ou seja, este foi o maior Bônus entregue desde sua 1ª edição. O Bônus Fidelidade tem um impacto significativo na economia regional, visto que movimentará vários segmentos neste período de fim de ano.” Explica João Marques.

ler mais
Cooperativa distribuirá o 11º Bônus Fidelidade

Cooperativa distribuirá o 11º Bônus Fidelidade

Na essência cooperativista está enraizada a economia compartilhada. Neste modelo, todos trabalham e crescem juntos, proporcionalmente ao tamanho do seu negócio. Todos ganham!

Um exemplo disso é o Bônus Fidelidade. Premiação concedida àqueles cooperados que acreditaram e foram fiéis na destinação de sua produção leiteira à Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Em sua décima primeira edição, o Bônus Fidelidade injetará na economia regional, só neste mês de dezembro, cerca de dois milhões e meio de reais a mais.

O evento de distribuição acontecerá no dia 17/12/2021, às 14h, na sede da Cooperativa. Além disso, contará com informações importantes sobre a inclusão de Governador Valadares à área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), através do Banco do Nordeste. E não para por aí, o meteorologista Felipe Bernardes trará dados sobre como o clima de 2022 se comportará, principalmente o veranico.

ler mais

Cooperativa distribuirá o 11º Bônus Fidelidade

Na essência cooperativista está enraizada a economia compartilhada. Neste modelo, todos trabalham e crescem juntos, proporcionalmente ao tamanho do seu negócio. Todos ganham!

Um exemplo disso é o Bônus Fidelidade. Premiação concedida àqueles cooperados que acreditaram e foram fiéis na destinação de sua produção leiteira a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Em sua décima primeira edição o Bônus Fidelidade injetará na economia regional, só neste mês de dezembro, cerca de dois milhões e meio de reais a mais.

O evento de distribuição acontecerá no dia 17/12/2021, às 14h, na sede da Cooperativa. Além disso, contará com informações importantes sobre a inclusão de Governador Valadares à área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), através do Banco do Nordeste. E não para por aí, o meteorologista Felipe Bernardes trará dados sobre como o clima de 2022 se comportará, principalmente o veranico.

Entenda o que é o Bônus Fidelidade

O Bônus Fidelidade é uma premiação concedida ao cooperado fiel que deposita sua confiança na Cooperativa, pois sabe que ela é o melhor negócio para crescer, empreender e evoluir.

Os cooperados que desfrutam deste benefício que só a Cooperativa possui, são aqueles que entregaram regularmente sua produção de leite no período de janeiro a novembro deste ano.

Em dezembro é distribuído o Bônus Fidelidade que representa 30% da média de todo volume de leite entregue no período de 11 meses, obedecendo aos parâmetros e limites estabelecidos desde sua primeira edição.

Esta é uma ação que visa compartilhar com aqueles que acreditam no modelo de negócio cooperativista, os resultados auferidos.

Fidelidade não tem preço, mas aqui na Cooperativa tem Bônus!

Serviço: Encerramento Anual da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

Local: Avenida Rio Bahia (KM 411), Planalto, Governador Valares.

Data: 17/12/2021

Horário: 14h.

ler mais

Contatos

Endereço da Cooperativa e Armazém
Avenida Rio Bahia, BR 116, km 411
Bairro Planalto - Gov. Valadares/MG
CEP: 35.054-060