Imprensa

Cooperativa participa do 1º Encontro Integrado da Pecuária

Cooperativa participa do 1º Encontro Integrado da Pecuária

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi convidada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) para participar do 1º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas, realizado nesta sexta-feira (22). O encontro reuniu cerca de 300 pessoas no Parque de Exposições de Governador Valadares.

ler mais
Cooperativa realiza evento exclusivo para mulheres

Cooperativa realiza evento exclusivo para mulheres

Na última sexta-feira (15), a Cooperativa realizou um evento exclusivo para mulheres a fim de celebrar o mês de conscientização contra o câncer de mama e de colo de útero, Outubro Rosa.

O evento contou com a participação especial da psicóloga Ana Angélica que abordou a temática: O protagonismo da Mulher no Século XXI. A palestrante destacou sobre autoestima, autocuidado, desafios da mulher na sociedade, a importância de se tocar e de se cuidar, entre outros assuntos.  Prestigiaram esta ação colaboradoras, cooperadas e convidadas dentre elas a primeira-dama de Governador Valadares, Andreia Merlo.

Além disso, o presidente da cooperativa, João Marques, externalizou sobre a importância da família e o papel da mulher. “Estarem reunidas nesta tarde mulheres como vocês, nos orgulha muito. Neste grupo temos mães, esposas, profissionais, filhas e tantos outros papeis exercidos por vocês responsáveis por mover a sociedade em vários aspectos. Eu sempre valorizo a família e sabemos que vocês são o esteio e eu admiro muito isso! Mas vocês também precisam se cuidar e serem cuidadas por isso, trouxemos a Ana Angélica, profissional brilhante na área de gente para orientar e estimular o autocuidado, principalmente neste período de pandemia que tem exigido mais de nós.” Diz.

  A colaboradora Gabriella Sousa compartilhou conosco a sua percepção sobre o evento realizado. “É de suma importância este tipo de ação em nosso ambiente de trabalho. A conscientização sobre o câncer de mama começa desde que eu me reconheço como mulher, vejo a valorização que tenho como pessoa e que necessito de cuidados. As palavras da Ana Angélica souberam me cativar de uma forma simples e delicada.” Comenta.

ler mais
Intercooperação: Cooperativa recebe Coafocana

Intercooperação: Cooperativa recebe Coafocana

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, durante os dias 27 e 28 de setembro, recebeu a comitiva dos cooperados e diretores da Cooperativa dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Coafocana) do estado do Espírito Santo.

A visita teve o objetivo de possibilitar à comitiva conhecer os projetos de assistência técnica, os modelos de comunicação, a organização do quadro social e principalmente o Armazém da Cooperativa. Eles vivenciaram a experiência da Cooperativa nestes pontos para absorverem conhecimentos técnicos e práticos.

Os responsáveis por recepcionarem a comitiva foram o agente de desenvolvimento cooperativista, José dos Passos, o gerente de Política Leiteira, Alexandre Negri e a assessora de comunicação, Vanusa Alves. Estes foram encarregados de apresentar toda a Cooperativa e como ela e seus processos funcionam. Além disso, coordenaram a comitiva em visitas técnicas a duas fazendas modelos dos cooperados da Cooperativa Agropecuária.

 Durante as visitas nas fazendas Campina Verde e Estância Paraíso dos respectivos produtores Rubens Balieiro e Guilherme Olinto, ambas na região de Capitão Andrade, a comitiva conseguiu observar o sucesso do projeto de transferência de embrião da Cooperativa, o Crê$er Genética. Além do mais, foram orientados sobre a importância de um manejo adequado junto aos animais e sobre planejamento da produção de alimentos na fazenda.

Para Douglas Brandão cooperado da Coafocana a visita foi de grande valia e possibilitou vivenciar novas experiências. “A visita foi muito proveitosa, superando as nossas expectativas. Nós viemos aqui no intuito de verificar o modelo de vendas utilizado no Armazém e acabamos sendo surpreendidos com os demais setores que vocês possuem como, por exemplo, os projetos de assistência técnica junto aos cooperados, a organização do quadro social, a comunicação social, entre outros. Isso nos possibilitou ter uma visão ampliada sobre todo o processo para a gestão eficiente de uma cooperativa. E foi exatamente isso que viemos buscar, tendo em vista que estamos reiniciando as atividades na Coafocana que estava desativada.” Comenta.  

A relação estreita entre cooperativas é incentivada através do 6º princípio do cooperativismo, a intercooperação. Modelo de organização que dá para as cooperativas a liberdade de criar vínculo umas com as outras, como reforça Douglas. “Nós escolhemos visitar a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce porque vocês são referências de atuação, tanto é que conhecemos vocês através de outra cooperativa que visitou vocês há um tempo. Por isso, decidimos vir aqui aprender com vocês e levar este modelo para a nossa região.”

            A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce possui mais de 60 anos de atuação, e em cada tempo e ao modo de cada líder sempre foi pioneira em suas ações, buscando o desenvolvimento de seus cooperados e das comunidades onde está inserida. “Sabendo desta história de sucesso movida pela cooperação, orgulha-me muito ouvir este depoimento do meu amigo cooperativista. Visto que estou na cooperativa há mais de 16 anos e sei o quanto lutamos para levar desenvolvimento, econômico, social e educacional a todos aqueles que nos rodeiam. Foi um prazer imenso receber a comitiva da Coafocana e demonstrar para eles que o modelo de negócio cooperativo funciona e é a melhor solução de negócio para se empreender, trabalhar e evoluir.” Explica João Marques, presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

ler mais
Cooperativa retorna as Reuniões de Comunidades presenciais

Cooperativa retorna as Reuniões de Comunidades presenciais

Devido ao avanço da vacinação em Governador Valadares e nos municípios ao entorno e à diminuição de contágio e mortes por Coronavírus, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, neste mês de agosto, decidiu retornar com as Reuniões de Comunidades, trabalho desenvolvido há mais de 40 anos pela instituição.

Reunião na comunidade do Bugre

         No dia 24 foi realizada a 1ª Reunião de Comunidade Cooperativista na modalidade presencial desde o início da pandemia causada pelo Coronavírus. Quem nos recebeu em sua fazenda na comunidade de São Sebastião do Bugre foi o cooperado Sebastião Leão Braga. A comunidade de Bugre foi a primeira a receber a reunião devido a uma solicitação dos próprios cooperados da região.

            Na oportunidade foi possível rever cooperados e realizar um bate-papo, cenário que a diretoria executiva da Cooperativa tem muito apreço, pois são nestes momentos que os cooperados podem repassar suas demandas e fazer suas solicitações. Além disso, a equipe da Cooperativa apresentou os relatórios sobre qualidade do leite, resultados do departamento de Política Leiteira, os novos modelos de comunicação da instituição e os resultados do Armazém da Cooperativa.

Após as apresentações os cooperados puderam apresentar suas demandas, realizar críticas e sugestões para melhorar ainda mais a prestação de serviço da Cooperativa junto aos seus donos, no caso, os cooperados.

ler mais
Presidente da Cooperativa visita a VLI em Uberaba para transbordo de grãos pela linha ferroviária

Presidente da Cooperativa visita a VLI em Uberaba para transbordo de grãos pela linha ferroviária

A reunião que iniciou as negociações para o transporte de grãos para o Vale do Rio Doce através da linha férrea tem o objetivo de ofertar grãos em escala, com preços acessíveis aos produtores rurais do Leste de Minas.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, acompanhado do prefeito municipal de Governador Valadares, André Merlo, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valadares e secretário de planejamento, Jackson Lemos e do conselheiro de administração do Sicoob Crediriodoce e cooperado da Cooperativa Agropecuária, Fernando Pardini, foi recebido na cidade de Uberaba em Minas Gerais, na terça-feira (25), pelo ex-prefeito da cidade, Paulo Piau e o ex-secretário de desenvolvimento de Uberaba, José Renato.

        A visita a Uberaba teve o objetivo de promover uma reunião com representantes da VLI, empresa com sede na cidade que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais. O momento contou com negociações para viabilizar o transbordo de grãos para o Vale do Rio Doce pela linha ferroviária que corta a região.

As negociações foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento de Valadares, articuladas pelo secretário Jackson Lemos que convidou a Cooperativa Agropecuária para participar deste momento. O convite foi estratégico por entender que a instituição é a mola propulsora do desenvolvimento da pecuária no Leste de Minas. E com sua expertise contribuirá significativamente na execução deste projeto que almeja oferecer aos pecuaristas grãos de qualidade com preços competitivos das grandes unidades produtoras do país.

        De acordo com o presidente da Cooperativa, João Marques, a reunião foi muito amistosa, além de ser uma honra defender os interesses dos produtores rurais em negociações desta magnitude. “A visita a VLI foi estratégica e, caso tenhamos êxito nas negociações, atenderemos de forma ainda mais eficaz a demanda presente. Além disso, ofertaremos aos produtores rurais um volume considerável de grãos. Isso impactará diretamente na redução dos custos de produção, sem contar no desenvolvimento econômico regional. Sinto-me enobrecido de dar início a este projeto junto daqueles que trabalham em prol do povo.” Afirma.

ler mais
Cooperativa realizará doação de quase 400 litros de leite à ADQF

Cooperativa realizará doação de quase 400 litros de leite à ADQF

As organizações cooperativistas anualmente participam do Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C. Esta ação foi idealizada pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) que conseguiu disseminar essa ação do bem para o Brasil inteiro.

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce junto as maiores cooperativas de Governador Valadares (Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unicred e Unimed) todas filiadas ao sistema Ocemg promovem o Dia C desde sua criação em 2009.

Neste ano de 2021 a realização do Dia C foi adaptada a realidade a que temos vivenciado – a pandemia causada pelo Coronavírus – mas o objetivo da ação continuou o mesmo: a solidariedade em prol daqueles que precisam.

Com a missão de ajudar as pessoas afetadas pela pandemia, as cooperativas se uniram por meio da campanha “10 + 10 = Muito mais que 20” e se empenharam em arrecadar alimentos. Juntas, as cooperativas arrecadaram cerca de 20 toneladas de alimentos que serão destinados às instituições filantrópicas de Governador Valadares.

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce ficou responsável por promover a doação de cerca de 400 litros de leite que serão destinados à Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF). A doação acontecerá amanhã dia 17 de agosto, às 14h, na sede da entidade que está localizada na Rua Geraldo Viêira, R. 1, 292 – Santo Antônio, Gov. Valadares.

O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro e para o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, é uma honra participar de ações que elevam a dignidade humana. “Neste ano de 2021 a temática do Dia C foi Reconstruir Melhor Juntos e a Cooperativa, nos seus 63 anos, tem realizado ações que demandam união com excelência. Pois somar, caminhar e crescer juntos está na essência da Cooperativa e para nós realizar ações como esta é gratificante e não tem preço.”

ler mais
Educampo e Cooperativa: parceria que dá certo!

Educampo e Cooperativa: parceria que dá certo!

Fazendas de cooperados assistidas pelo Educampo no Leste Mineiro, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, são consideradas próximas a fazendas superiores do projeto em todo estado de Minas Gerais.

Na última segunda-feira (9) a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce por meio do consultor técnico do Educampo Bruno Magalhães, recebeu o supervisor do Educampo Lucas Fonseca. A visita do supervisor teve como objetivo avaliar as fazendas assistidas pelo Educampo na prática e apresentar os resultados consolidados do último ano aos proprietários das fazendas.

As fazendas visitadas foram Taquara Preta do cooperado Héliton Valério, na comunidade de Virgolândia, e a fazenda Bela Vista do cooperado Osnir Bragança, na comunidade de Periquito. Ambas têm se destacado pelos resultados junto ao projeto Educampo realizado desde 2014 pela Cooperativa em parceria com o Sebrae Minas.

ler mais
Armazém da Cooperativa realiza a entrega de 2.600 litros de leite a 18 instituições

Armazém da Cooperativa realiza a entrega de 2.600 litros de leite a 18 instituições

O Armazém da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, na última terça-feira (28), realizou a entrega de 2.600 litros de leite Ibituruna a 18 instituições do Leste de Minas.

O evento reuniu todas as entidades beneficiadas em uma cerimônia de entrega onde o Armazém da Cooperativa, por meio de seus diretores, pôde realizar a entrega oficial e agradecer aos representantes da instituição pessoalmente. Além disso, o momento contou com as ilustres presenças do deputado federal Hercílio Coelho Diniz, do vice-prefeito de Valadares David Barroso, do prefeito municipal de Virgolândia e de outras autoridades da região.

O donativo foi arrecadado durante a 3ª Live Comercial Beneficente do Armazém que aconteceu no dia 15 de julho. “O Armazém da Cooperativa possui um calendário de ações comerciais e, junto ao comercial, implementamos ações em prol da sociedade, inclusive das entidades de assistência social. Sabemos da importância do trabalho desenvolvido por elas e o quanto precisam de apoio para dar continuidade a esse trabalho nobre que edifica a dignidade humana. Nós, enquanto uma instituição de pessoas fundada para as pessoas, temos o dever de contribuir com a sociedade de acordo com o 7º princípio do cooperativismo.” Comenta João Marques, presidente da Cooperativa.

 

Conheça as entidades beneficiadas

1º Lar Bom Samaritano – ASPIV (Virgolândia);

2º APAE (Tarumirim);

3º Instituto Nosso Lar (Governador Valadares);

4º APAE (Governador Valadares);

5º Serviço de Acolhimento Doce Lar (Coroaci);

6º ADQF – Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (Governador Valadares);

7º Acolhe Vida – Casa de Apoio a Pacientes Renais e Oncológicos (Governador Valadares);

8º Lar dos Velhinhos (Governador Valadares);

9º Creche Dona Conceição Araujo (Marilac);

10º Associação Santa Luzia (Governador Valadares);

11º Monte Sião (Engenheiro Caldas);

12º Lar dos Velhinhos (Tarumirim);

13ºCasa de Recuperação Dona Zulmira (Governador Valadares);

14º Missão Vida (Governador Valadares);

15º Lar Fabiano de Cristo (Governador Valadares);

16º Futuro Feliz (Governador Valadares);

17º Lar Vicente de Paula (Conselheiro Pena);

18º Casa Lar (Conselheiro Pena).

ler mais
Armazém da Cooperativa realizará a entrega do leite arrecadado em sua 3ª Live

Armazém da Cooperativa realizará a entrega do leite arrecadado em sua 3ª Live

No último dia 15 de julho o Armazém da Cooperativa realizou sua 3ª Live Comercial Beneficente que doou e arrecadou o volume total de 2.600 litros de leite UHT Ibituruna para serem distribuídos entre instituições de assistência social.
O donativo será entregue amanhã (26/7), para as 18 instituições que se propuseram a participar do momento, às 16h, no Armazém da Cooperativa localizado na Avenida Rio Bahia, 415, Planalto, Governador Valadares. Todas as instituições foram convidadas e já confirmaram presença neste momento que culmina os efeitos solidários proporcionados pela 3ª Live do Armazém da Cooperativa.
As instituições receberam a doação da seguinte forma: os 1.200 litros de leite doados pelo Armazém da Cooperativa serão distribuídos igualmente entre as cinco instituições mais votadas durante a Live. Os outros 1.400 litros serão divididos de modo igual entre as outras 13 entidades, ou seja, todas aquelas que participaram conosco desse momento de descontração e entretenimento foram beneficiadas.
Para o presidente da Cooperativa, João Marques, realizar ações que promovem o bem-estar da sociedade é um dever da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e suas unidades de negócios. “Somos um empreendimento oriundo do cooperativismo e por isso a solidariedade está em nossa essência. A nossa cooperação não está restrita apenas aos nossos associados, mas a todos aqueles que são impactados por nossas operações, ou seja, a sociedade como um todo. Diante disso, nada mais justo do que devolver àqueles que vivenciam e celebram diariamente o nosso crescimento, seja em tamanho, força ou perspectiva, uma parcela dos nossos êxitos ajudando a trazer ao Vale do Rio Doce desenvolvimento econômico e social.” Comenta.

Entenda como foi a votação

A Cooperativa convidou instituições de assistência social de suas áreas de atuação que abrangem cerca de 56 municípios para participar de sua Live. Aquelas que fossem mais votadas durante o evento seriam contempladas com 240 litros de leite (cada). Porém, nos minutos iniciais da Live o vice-presidente da Cooperativa, proprietária do Armazém, Fernando Ferreira, estimulou os telespectadores a realizarem doações para complementar o volume disponibilizado pelo Armazém da Cooperativa. Os telespectadores foram muito receptivos à proposta e doaram o volume que totalizou 2.600 litros de leite UHT. A votação que foi realizada através do Google Forms recebeu um total de 6.756 votos.

Saiba quais são as cinco instituições que receberão o volume de 240 litros de leite (cada)

POSIÇÃO INSTITUIÇÃO VOTOS APURADOS
1º Lar Bom Samaritano – ASPIV (Virgolândia) 2266 votos
2º APAE (Tarumirim) 1429 votos
3º Instituto Nosso Lar (Governador Valadares) 1038 votos
4º APAE (Governador Valadares) 579 votos
5º Serviço de Acolhimento Doce Lar (Coroaci) 535 votos

Saiba quais são as 13 instituições que receberão o volume de 107 litros de leite (cada)
POSIÇÃO INSTITUIÇÃO VOTOS APURADOS
6º ADQF – Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (Governador Valadares) 345 votos
7º Acolhe Vida – Casa de Apoio a Pacientes Renais e Oncológicos (Governador Valadares) 190 votos
8º Lar dos Velhinhos (Governador Valadares) 73 votos
9º Creche Dona Conceição Araujo (Marilac) 63 votos
10º Associação Santa Luzia (Governador Valadares) 46 votos
11º Monte Sião (Engenheiro Caldas) 44 votos
12º Lar dos Velhinhos (Tarumirim) 44 votos
13º Casa de Recuperação Dona Zulmira (Governador Valadares) 38 votos
14º Missão Vida (Governador Valadares) 23 votos
15º Lar Fabiano de Cristo (Governador Valadares) 12 votos
16º Futuro Feliz (Governador Valadares) 11 votos
17º Lar Vicente de Paula (Conselheiro Pena) 6 votos
18º Casa Lar (Conselheiro Pena) 2 votos

ler mais

Contatos

Endereço da Cooperativa e Armazém
Avenida Rio Bahia, BR 116, km 411
Bairro Planalto - Gov. Valadares/MG
CEP: 35.054-060