Em tempos de pandemia muitas rotinas foram alteradas, disso não temos dúvidas! Nas cooperativas, sociedade de pessoas, totalmente democráticas, as quais as decisões são tomadas em conjunto não foi diferente. Até o ano de 2020 as Assembleias eram realizadas no formato tradicional, ou seja, presencial.

Porém, com a pandemia foi necessário que esse modelo se adaptasse a realidade vivida. Então, foi regulamentado a realização de Assembleias nos formatos semipresenciais e digitais. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce na última sexta-feira (22), realizou sua primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na modalidade digital, para deliberar assuntos de interesse da organização e de seus cooperados.

A AGE, com primeira chamada às 12h, segunda chamada às 13h e terceira chamada às 14h, foi transmitida do auditório Dr. Lino Alves Filho (Unidade Industrial Arrendada), com endereço na rodovia BR 116, km 411, bairro Planalto, Governador Valadares, através da ferramenta Go To Webnar. Para contabilização dos votos foi utilizada a ferramenta Curia, desenvolvida pela Cooper System, cooperativa de trabalho que presta serviço na área de tecnologia da informação.
Com o objetivo de deliberar assuntos de extrema importância para a continuidade dos negócios da instituição foi necessária a realização repentina da AGE, explica o presidente da Cooperativa João Marques. “Mesmo em meio a pandemia, nós da Cooperativa continuamos trabalhando diuturnamente em meio a este cenário. Em função da necessidade de fechar, bons negócios, em tempo hábil, para não perdemos as propostas de compra e venda dos imóveis em questão, precisávamos da autorização da Assembleia. Por isso, a necessidade da realização da AGE na modalidade digital, cumprindo os protocolos de distanciamento social. Mesmo com receio por ser algo totalmente novo para nós, embarcamos nesse desafio com o intuito de não perder boas oportunidades. Afirmamos sem dúvida alguma, a AGE na modalidade digital foi sucesso total! Nossos cooperados aderiram e tiveram participação efetiva.”

De acordo com o cooperado, Jasmo Braga, a modalidade presencial é mais simples, além de permitir o contato com outros cooperados e com diretores, mas que a decisão da Cooperativa foi a mais adequada. “Diante da situação que estamos enfrentando a AGE na modalidade digital foi uma opção assertiva. Eu particularmente prefiro a modalidade presencial que nos possibilita reencontrar os amigos e trocar ideias. Contudo, o momento não permite, e temos consciência disso. A Cooperativa é uma empresa seria que preza pelo cuidado com as pessoas e fico muito orgulhoso de saber que faço parte disso.” Comenta.