A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi convidada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) para participar do 1º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas, realizado nesta sexta-feira (22). O encontro reuniu cerca de 300 pessoas no Parque de Exposições de Governador Valadares.

A proposta do evento nos impactos da falta de água e da degradação de pastagem. foi reunir instituições de peso no agro de Governador Valadares e região e os pecuaristas com o intuito de oferecer soluções que minimizam um dos maiores problemas do Vale do Rio Doce: pastagens degradadas. Com o objetivo de ir além, o encontro lança mão de práticas conservacionistas que consomem água para ofertar aos produtores alternativas de melhoramento de redução

Além disso, o encontro contou com várias palestras durante todo o dia, visando disseminar conhecimento a todos os participantes de acordo com sua área de interesse no agronegócio. O leque de temas expostos foi extremamente rico desde bovinocultura de corte, empreendedorismo, Fundo de Defesa Sanitária de Minas Gerais (Fundesa) até caprinocultura.

De acordo com Gerente regional da Faemg, Senar e Inaes do Leste de Minas, Luiz Ronilson, o 1º Encontro Integrado da Pecuária terá o objetivo de manter uma capacitação continuada dos produtores da região. “A partir deste evento as instituições envolvidas trabalharão constantemente para buscar soluções para reduzir a degradação das pastagens e melhorar sua qualidade, solo e água, além de apoiar os produtores para exercerem uma atividade mais sustentável.” Explica.

O presidente da Cooperativa, João Marques, afirma que eventos como este são essenciais para o desenvolvimento do produtor. “A pecuária, principalmente a leiteira, vem sendo atravessada por um mar de inovações. Acompanhar essa revolução se tornou um desafio para todos nós. Eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento do produtor, principalmente de novas técnicas. Hoje tivemos a oportunidade de ver como a integração da pecuária e da agricultura em uma mesma fazenda podem oferecer soluções para os produtores, por exemplo, no incremento da renda, diluição de custos da fazenda e outras soluções que podem potencializar a sustentabilidade do agronegócio em nossa região. A Faemg e as demais instituições que se propuseram apoiar este evento estão de parabéns! Pois essa união entre aqueles que podem fazer um pouco mais pela sociedade é de extrema importância.” Comenta.

O produtor e cooperado Renato Pedrosa, da região de Galileia, diz que eventos técnicos como este são de extrema importância para propiciar o acesso ao conhecimento. “Foi um encontro muito produtivo para nós produtores. Os técnicos passaram muitas informações sobre como manusear a terra através da utilização de mecanismos para reter mais água na terra, como associar a cultura com a pastagem extensiva, entre outras. Eu penso que deveria ter mais eventos assim, pois ficamos trabalhando na roça e não temos acesso a esses conhecimentos.” Expõe.