No dia (21/10), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce marcou presença no encerramento da 1ª Semana do Produtor Rural de São Geraldo da Piedade, evento reuniu produtores do município para ações de valorização da produção local. Além de palestras com conteúdo técnico ao longo da semana, a festividade também foi marcada pelo 1º Concurso Leiteiro a nível de fazenda de São Geraldo da Piedade, torneio de truco e música ao vivo.

O Concurso Leiteiro teve 11 participantes nas categorias vacas e novilhas, sendo que dentre esses, sete são cooperados da Cooperativa. A premiação é uma forma de prestigiar incentivar a produção local, que em boa parte se dedica ao gado de leite. O grande vencedor na categoria vaca foi o cooperado Emerson José Soares, com a vaca “Neve”, animal que é resultado das Rodadas de Fertilização In Vitro (FIV), promovidas pela Cooperativa.

O evento foi idealizado pela prefeitura da cidade, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, comandada pela secretária Silvana Chaves. “A ideia surgiu a partir do momento em que vimos que tínhamos que fazer algo para o produtor (…) pelo trabalho que nós já estávamos fazendo com os produtores aqui na região, surgiu a ideia nos envolvermos com a Emater para realizar o evento”.

A prefeita de São Geraldo da Piedade, Edna Viana, ressaltou a relevância do evento, que foi muito bem recebido pelos produtores rurais. “Eu estou muito feliz com essa Semana do Produtor Rural, é a primeira vez que acontece na nossa cidade, e foi abraçada de uma forma muito carinhosa, nossos produtores estão se sentindo muito acolhidos”, disse a prefeita.

O produtor da cidade e cooperado, Ilmo Coelho comentou a importância da participação da Cooperativa no evento. “É muito importante ter a Cooperativa no nosso meio aqui em São Geraldo da Piedade, que é uma instituição que ajuda o produtor rural, que faz acontecer, com nossos Produtos Ibituruna, e o produtor se sente feliz de ser um cooperado. É de grande benefício para todo o município de São Geraldo da Piedade”, disso o senhor Ilmo.

O objetivo da administração local é de que o evento se torne tradição na cidade, com a expectativa de ser realizado todos os anos. Além do gado de leite, as atividades da semana também foram voltadas aos produtores de banana, hortaliças e do gado de corte do município, que tiveram espaço para expor e comercializar seus produtos.