A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce através de seu Armazém nos dias 28, 29 e 30 de Setembro doou cerca de 15 mil mudas da cultivar BRS Capiaçu, desenvolvida pela Embrapa, para os cooperados e clientes do Armazém. 

Ao total,  280 pessoas foram beneficiadas com um feixe com 50 mudas, cada muda com três gemas, que ao serem plantadas se tornarão cerca de 42 mil plantas. Cada feixe de muda tem a capacidade de ocupar uma área de 150m². 

De acordo com engenheiro agrônomo da Cooperativa, Samuel Lucchesi, esse impulso no plantio das mudas de Cupuaçu, trarão grandes resultados na produção de volumoso. “O somatório de todas as áreas de viveiros cultivadas através das mudas doadas proporcionará uma primeira área de capineira de 42.000m² (4,2 hectares). Essas capineiras no ano de 2021 fornecerão mudas para o plantio de novos 420.000 m² (420 hectares). A área de 42 hectares, fornecerá uma produção total de volumoso (massa verde) de 12.600 tonelada por hectare/ano. Se cada animal comer em média 35kg desse volumoso por dia no cocho, será possível fornecer 5.250kg por animal durante cinco meses de seca no ano, sendo assim será possível tratar de 2.400 animais por ano com essa área inicial.” Explica.  

O senhor Paulo César, cliente do Armazém da Região de Nova Módica, diz que ter ficado muito satisfeito com iniciativa da Cooperativa em trazer mais essa inovação para  o vale do Rio Doce. “Tudo que é realizado para contribuir para o crescimento e evolução da pecuária e agricultura é muito bom. E a Cooperativa sempre na vanguarda em todas suas iniciativas em prol do produtor rural, parceira de longa data, sempre estimulando e aprimorando a atividade leiteira no Vale do Rio Doce. Fiquei muito satisfeito com a doação da muda de Capiaçu. Comenta.