Desde a infância somos encorajados a trabalhar em conjunto para termos melhores resultados. É a partir desse princípio que se baseia a estrutura de uma cooperativa. Nela todos participam de maneira conjunta nas tomadas de decisões do negócio e também se beneficiam com as sobras obtidos por ele.

Confira abaixo como funciona e a importância de uma cooperativa:

 

Como funciona?

 

Olhando de fora, uma cooperativa funciona como qualquer outro tipo de empresa, pois, ela trabalha fornecendo algum tipo de produto e/ou serviços aos seus clientes. Porém, é o que acontece na gestão do negócio que faz toda a diferença.

A criação de uma cooperativa parte da intenção de servir os seus membros, fornecendo produtos/serviços mais baratos para os seus cooperados. Nela, os membros também são proprietários e participam das tomadas de decisões de forma democrática por meio da Assembléia Geral Ordinária (AGO) e se beneficiam da receita excedente gerada por ela, de forma proporcional à sua participação.

 

O cooperativismo é baseado em sete princípios básicos que vão te ajudar a entende melhor como ele funciona. São eles:

 

1 — A adesão deve ser voluntária e livre a todos que estejam aptos a utilizar seus serviços e arcar com as responsabilidades de membro;

2 — A gestão da cooperativa deve ser realizada de forma democrática e com a participação dos seus membros nas tomadas de decisões;

3 — Os membros devem possuir participação econômica na cooperativa, tanto na geração de receita como na obtenção de benefícios vindos de suas sobras.

4 – Uma cooperativa deve ter autonomia e independência na sua gestão.

5 — A cooperativa deve fornecer formação, educação e informação aos seus membros e comunidade que a cerca;

6 — É desejável que as cooperativas trabalhem em intercooperação.

7 — Uma cooperativa deve trabalhar para atender os interesses da comunidade onde ela está inserida, prezando por projetos que sejam economicamente e ambientalmente viáveis, além de justos, socialmente.

 

Qual a importância de uma cooperativa?

 

O termo cooperação é definido como uma forma de trabalhar em conjunto com o mesmo propósito, unindo forças para realizar uma tarefa que não pode ser realizada sozinha. De forma simplificada, uma cooperativa é responsável por fornecer uma estrutura que permita que as pessoas tenham acesso ao que desejam de maneira mais eficiente, barata e de forma participativa.

Essa abordagem democrática do negócio resulta em uma poderosa força econômica que beneficia a cooperativa, seus membros e a comunidade que ela atende. Dessa maneira todos saem ganhando.

Participa ou já participou de alguma cooperativa? Conte nos comentários as suas experiências e vamos trocar informações. Caso tenha dúvidas é só perguntar que responderemos o mais breve possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.