No planejamento da atividade leiteira é preciso estar atento e estabelecer normas zootécnicas com o fim de aproveitar racionalmente os recursos disponíveis na propriedade, dessa forma você pode identificar diversos aspectos da sua propriedade e animais para aí sim tomar decisões econômicas mais eficientes.

Para ajudar nessa tarefa acompanhar a evolução do rebanho é primordial. Aqui você confere como monitorar a evolução do seu, acompanhe:

Entendendo para planejar

Para fazer a evolução do seu rebanho você precisa estar atento e registrar alguns aspectos primordiais dos seus animais. Dessa forma você poderá analisar os dados e tomar decisões mais eficientes para o seu bolso.

Dimensionamento do rebanho — Aqui você deve estabelecer o tamanho do seu rebanho e a área disponível para sua alimentação, visando a qualidade do capim e que ele seja suficiente para respaldar a capacidade leiteira do seu animal.

Categoria dos animais — É preciso que você tenha uma relação, devidamente dividida em grupos de animais. Por exemplo, vacas em lactação, secas, bezerras de 0 a 1 ano, novilhas, touros, etc.

Progresso das vacas — Aqui você acompanha a evolução dos seus animais conforme os índices zootécnicos previamente estabelecidos, assim como a situação desses animais nos casos de compra e venda para poder tomar decisões de aumento ou redução do seu rebanho a fim de torná-lo mais lucrativo.

Índices zootécnicos — Esse aspecto é um dos primordiais para a evolução do seu rebanho. Os índices influenciam diretamente no número de vacas no rebanho assim como a sua produção. Nesses índices são analisadas as taxas de natalidade, mortalidade, de reforma e relação touro / vacas, por exemplo.

Com essas informações e com a capacidade de suporte definida é possível traçar estratégias para tornar o seu rebanho mais produtivo e lucrativo. Assim, ano após ano, é possível melhorar o monitoramento, maximizando o controle produtivo e conhecendo previamente o potencial de cada animal.

Por isso é muito importante fazer o controle correto da evolução do seu rebanho, melhorando aspectos nutricionais, reprodutivos e sanitários. Você faz a evolução do seu rebanho? Compartilhe nos comentários as suas experiências. Curta e compartilhe o nosso conteúdo com seus amigos.