Dentre as atividades rurais que geram renda, a criação de gado de leite é uma das mais fáceis e baratas para ser desenvolvida na sua propriedade. Se você está pensando em começar a criação desse tipo de gado é preciso ficar atento à algumas dicas para ter sucesso nesse negócio.

 

Confira abaixo as principais delas:

 

1 — Área de criação e alimento.

 

Para que a produção de leite seja efetiva é preciso que os animais tenham bastante capim disponível, de preferência o ano todo. Por isso, você deve estar atento se sua propriedade oferece o alimento necessário para as vacas. Além disso, é preciso que se pesquise sobre alimentações alternativas para os períodos de seca para garantir que você poderá oferecê-las aos seus animais.

 

2 — Mão de obra.

 

A atividade leiteira, para que seja produtiva, necessita de mão de obra para gerir o rebanho e também para retirada do produto final, o leite. Portanto, é preciso que tenha mão de obra suficiente para manejar o gado e também tirar e armazenar o leite.

 

3 — Vacas de boa qualidade.

 

Existem diversas raças de vacas e cada uma delas tem predisposições diferentes para produção de leite, portanto, além de escolher aquelas que produzam mais, é preciso estar atento se elas se adaptam ao clima da sua região, pois, uma vaca considerada boa produtora pode não se adaptar a um clima quente, por exemplo, e produzir menos que outra considerada menos produtora, mas que suporta mais calor.

 

4 — Comprador.

 

Não adianta produzir o leite e não ter como entregá-lo ou ter alguém ou alguma cooperativa que venha buscá-lo na sua propriedade diariamente, quando não há a disponibilização de um tanque de resfriamento. Por isso, pesquise antes a respeito de possíveis compradores e formas de entrega do seu produto.

Essas são apenas dicas básicas para começar a criação de gado leiteiro, caso tenha outras deixe nos comentários e ajude os nossos futuros produtores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.