Com a chegada do inverno o volume de chuvas diminui drasticamente e o produtor de leite precisa se adequar para fornecer a alimentação necessária ao seu gado para continuar produzindo. Nesse período as pastagens secam e se tornam insuficientes para suprir as necessidades nutricionais dos animais, principalmente proteicas. Por isso em época de seca é preciso buscar alternativas de alimentação para que a sua produção não sofra uma queda no volume de leite diário. Abaixo apresentaremos alternativas que apresentam bons resultados. Confira:
Manter parte do pasto fechado na época das águas
Quando o período de seca chega o rebanho costuma se alimentar dos brotos do capim, o que não contribui significativamente para o seu desenvolvimento, pois não supre suas necessidades nutricionais. Além disso, com a ingestão de capim seco a quantidade de proteínas, nutriente essencial para a pecuária leiteira, são insuficientes o que faz com que o volume de leite seja reduzido.
Uma forma de evitar esse cenário é separar uma parte do pasto, quando possível, para que ele sirva como fonte alimento quando a seca chegar.
Neste caso para a obtenção de sucesso com essa alternativa é o bom planejamento. Além disso, possuir uma área de pasto grande o suficiente para ser dividida. É preciso planejar para que o gado não precise utilizar a área fechada antes da chegada da seca, o que prejudicaria a intenção do sistema.
plantio de cana-de-açúcar
Essa é uma das maneiras mais conhecidas e utilizadas para suprir a alimentação das vacas no período da seca. A cana-de-açúcar pode ser utilizada como volumoso único na alimentação ou pode ser misturada à ração, como forma de complementação nutricional. Pois utilizar apenas ração pode ser muito oneroso e elevar o custo de produção.
Produzir silagem para consumo na época de seca
A silagem é uma alternativa eficiente para complementação da alimentação das vacas em lactação no período de seca. Este volumoso consiste no armazenamento de forragens por um longo período sem a perda de propriedades nutricionais. Ela pode ser produzida com milho, capim, sorgo, cana-de-açúcar, capiaçu dentre outros.
Essas são apenas algumas alternativas para a nutrição do rebanho no período da seca. Conhece outras soluções e deseja compartilhar com outros produtores? Deixe nos comentários e vamos nos ajudar. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.