Com a chegada do inverno o volume de chuvas diminui drasticamente e o produtor de leite precisa se adequar para fornecer a alimentação necessária para o seu gado continuar produzindo. Nesse período as pastagens secam e se tornam insuficientes para suprir as necessidades nutricionais, principalmente proteicas, dos animais.

 

Por isso em época de seca é preciso procurar alternativas de alimentação para que a sua produção não sofra uma queda no volume de leite diário. Abaixo apresentaremos como exemplo algumas alternativas que apresentam bons resultados. Confira:

 

Manter parte do pasto fechado na época das águas

 

Quando a seca chega o gado costuma se alimentar dos brotos do capim, o que prejudica o seu desenvolvimento e não supre as necessidades do animal, além eles passam a ingerir o capim mais seco, onde a quantidade de proteínas, necessária para a produção do leite, cai em um volume acentuado.

 

Uma forma de evitar esse cenário é separar uma parte do seu pasto, quando possível, para que ele sirva como fonte alimento quando a seca chegar. Aqui os principais fatores para o sucesso são o bom planejamento e possuir uma área de pasto grande o suficiente para poder ser dividida. É preciso planejar para que o gado não precise utilizar a área fechada antes da chegada da seca, o que prejudicaria a intenção do sistema.

 

Plantar cana de açúcar

 

Essa é uma das maneiras mais conhecidas e utilizadas para suprir a alimentação das vacas no período da seca, plantar cana. A cana pode ser utilizada como volumoso único na alimentação ou pode ser misturada a ração, como forma de complementação nutricional e também de diminuição de custos da compra desse alimento que é produzido fora da propriedade.

 

Utilizar apenas ração pode ser muito oneroso e por vezes o custo de produção pode ser maior que o de lucro, o que tornaria a atividade inviável.

 

Fazer silagem

 

A silagem é uma alternativa bastante eficiente para complementação da alimentação das vacas nos períodos de seca. A silagem consiste no armazenamento de forragens por um longo período de tempo e sem que suas propriedades nutricionais sejam perdidas. A silagem utiliza um sistema de fermentação controlada para manter as propriedades do que é armazenado. Ela pode ser feita com milho, capim, sorgo, cana-de-açúcar dentre outros.

 

Essas são apenas algumas alternativas de alimentação nas secas. Conhece outras que queira compartilhar com outros produtores? Deixe nos comentários e vamos nos ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.