A zootecnia de precisão se caracteriza como um conjunto de ferramentas tecnológicas que visam aumentar os índices de produtividade na propriedade, otimizando econômica, social e ambientalmente o desempenho da fazenda leiteira. Com sua aplicação na fazenda, o pecuarista tem a possibilidade de acompanhar, monitorar em tempo real e mensurar os indicadores produtivos, comportamentais e fisiológicos em benefício da saúde, produtividade e bem-estar do seu rebanho, podendo assim, tomar decisões mais assertivas e corrigir possíveis erros e deficiências nos seus animais.

 

Os principais objetivos ao se aplicar a zootecnia de precisão em propriedades produtoras de leite são:

  • Ter a gestão da propriedade;
  • Reduzir índice de mortalidade dos animais;
  • Reduzir perdas na produção do leite;
  • Aumentar o monitoramento das vacas a fim de torná-las mais produtivas e menos propensas às doenças.

 

Para exemplificar esse conceito de “fazenda inteligente” na produção do leite e bem-estar animal, podemos citar algumas práticas que já estão sendo utilizadas no campo com o propósito de melhorar os índices zootécnicos da propriedade. Confira:

 

– Melhoria da qualidade das áreas de sombra e ventilação dos locais onde as vacas ficam confinadas. Dessa forma reduz o stress, aumenta-se a produção do leite por meio da diminuição do gasto energético animal;

– Melhoria da qualidade do piso para aumentar a segurança e evitar doenças como afecções do casco, por exemplo;

– Utilização de sensores para monitoramento animal e de fatores bioclimáticos;

– Utilização de equipamentos de GPS conectados a vaca por um colar, possibilitando acompanhar o tempo que o animal fica em pé ou deitado e a distância que ele percorre por dia;

– Utilização de câmeras para monitoramento em tempo real de todo rebanho e cada vaca isoladamente para identificar comportamentos anormais e sintomas de doenças, de forma ágil e mais efetiva.

 

Dessa forma, constatamos que a aplicação da zootecnia de precisão na propriedade, permite ao produtor enfrentar o cenário cada vez mais competitivo, ter boa escala de produção e utilizar animais geneticamente superiores. Com o objetivo de melhorar a eficiência da propriedade rural, saúde e bem-estar animal. Essas ferramentas devem ser usadas considerando todos os aspectos relacionados à atividade leiteira como nutrição, sanidade, manejo e bem-estar animal como um todo.

 

É importante lembrar que todo esse conjunto de ferramentas tecnológicas de monitoramento das vacas só vai ter efetividade mediante a tomada de decisão do gestor da propriedade, pois, essas ferramentas possuem o intuito de identificar problemas de maneira prévia para que o produtor possa agir o corrija mais rapidamente, evitando assim perdas e possíveis agravamentos de doenças, por exemplo.

 

Já conhecia a zootecnia de precisão? Conhece alguma ferramenta que faz parte desse conceito e que pode ajudar o produtor no monitoramento dos seus animais? Compartilhe nos comentários e ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.