A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce desde o primeiro momento que começou a crise hídrica em Governador Valadares se colocou a disposição da Prefeitura Municipal oferecendo diariamente água potável para a comunidade, que está sendo distribuída conforme as prioridades do SAAE.

Um dos princípios cooperativistas no qual a Coaperiodoce sempre foi pautada é o “interesse pela comunidade”, pensando sempre na melhoria das condições de vida, a comunidade constitui o objetivo e o objeto de toda cooperativa.

E para unir forças no dia 12/11/15 foi realizada uma reunião com o setor agropecuário onde participaram representantes da União Ruralista, Sindicato Rural e Sicoob Crediriodoce e o produtor rural André Merlo, juntamente com o Capitão Balbino da Defesa Civil do Estado, para disponibilizarmos para a cidade outras opções de abastecimento de água, para ajudar a amenizar os transtornos.

Nessa reunião foi solicitado que a Defesa Civil, Polícia Militar e Prefeitura Municipal, possam assumir essa captação e repassar à população, pois por determinação do Decreto Nº 10.299 da Prefeitura Municipal, publicado (10/11) somente o SAAE está autorizado a captar e explorar a água de poços artesianos e de propriedades privadas.

A União Ruralista também está se mobilizando, com o apoio de todas as entidades, e disponibilizando água, além de solicitar os produtores rurais entorno da cidade que também façam parte dessa corrente.