O Armazém da Cooperativa visando melhor atender seus cooperados e clientes finalizou neste mês de abril a ampliação de seu galpão de estoque de insumos. A obra foi iniciada em função do novo projeto de vendas de Ração a Granel. Além disso, a expansão do galpão também era necessária para dar condições de trabalhar com um estoque de segurança, devido ao exponencial crescimento do Armazém no ano de 2019.

            A ampliação foi projetada para armazenar cerca de 700 mil quilos de insumos com o objetivo de implementar o mix de produtos oferecidos pelo Armazém, que já conta com mais de 2 mil itens.  A estrutura anterior permitia estocar apenas 350 mil quilos o que limitava o trabalho do centro de distribuição. Em entrevista o gerente do Armazém, Rafael Campos, explica os detalhes de revitalização do galpão. 

 

Leia a entrevista: 

Por que foi necessário a aplicação do galpão?

O Armazém no ano de 2019 teve um crescimento extraordinário, foi o ano de maior faturamento desde sua fundação, alcançamos a incrível cifra de quase 30 milhões. Diante desta evolução, houve a necessidade de realizar a obra, pois com a estrutura que dispúnhamos não atendia mais nossa demanda. Além do mais, implementamos o projeto de venda de Ração a Granel o que potencializou ainda mais essa necessidade. 

Quanto foi ampliado?

O galpão antigo possuía uma área de 480 m². Com a reforma conseguimos dobrar o tamanho desse espaço. Hoje contamos com uma área de quase 1000m². Além disso, a construção traz um toque moderno, é uma área que nos dará a condição de ser um Centro de Distribuição de Insumos para atender as demandas do campo no Vale do Rio Doce.

Quais benefícios a ampliação trará?

A ampliação do galpão nos permitirá  trabalhar com um estoque de segurança evitando faltas, garantindo tranquilidade para nossos cooperados e clientes. Além disso, conseguiremos realizar maiores negociações de produtos podendo garantir melhores preços para o consumidor final.

Como o galpão anterior limitava o trabalho do Armazém, o que a reforma possibilita de melhorias para as atividades da loja?

A reforma trouxe modernização para o nosso sistema de estoque, por exemplo, até o mês de março de 2020 nosso sistema de carregamento e descarregamento era 100% braçal, porque não havia espaço para operar uma empilhadeira. Com a reforma, a nossa patrocinadora master a Cooperativa Agropecuária de Unaí- Capul, cedeu uma empilhadeira para iniciamos o projeto de venda de Ração a Granel.  Essa novidade trará qualidade no trabalho, saúde e segurança para os operadores do estoque. Além disso, facilitará o controle do depósito.

 

Por que ampliar o galpão e qual valor do investimento?

Nós realizamos essa ampliação para melhorar nossos processos internos e atender com excelência os nossos cooperados e clientes. O investimento empregado na estrutura foi de cerca de 200 mil reais, alocados em estrutura metálica, alvenaria, piso, telhado e portão. A expectativa é que consigamos absorver o investimento em quatro anos.

 

Com a ampliação qual a capacidade de armazenamento do novo galpão?

 

O galpão do Armazém hoje tem a capacidade de armazenar cerca de 700 toneladas de insumos. Com a ampliação nós duplicamos  a nossa capacidade de armazenamento, pois o antigo galpão comportava até 350 toneladas.

 

Se a ampliação do galpão modernizou o sistema de armazenagem houve a necessidade de treinar os colaboradores?

 

Sim. Foi preciso enviar dois de nossos colaboradores à Capul localizada em Unaí-MG para realizarem capacitação para operar empilhadeira. O curso teve a duração de um mês onde aprenderam operar o equipamento com segurança. 

 

O que irá mudar na rotina de trabalho depois da ampliação?

 

Com a modernização do galpão nós conseguimos potencializar o carregamento e descarregamento de cargas, pois agora possuímos espaço para o uso de empilhadeira o que agiliza bastante o processo. Para se ter uma ideia, nós conseguimos descarregar 32 toneladas paletizadas com 40 minutos e com mais 30 nós conseguimos organizar toda a mercadoria no galpão. Quando o descarregamento era braçal demorava muito, por exemplo, conseguimos descarregar duas carretas por dia porque tinha que retirar saco por saco e empilhar saco por saco.

 

O piso do galpão é apropriado para suportar o fluxo de carretas?

 

Sim. O piso do galpão foi feito especificamente para suportar o recebimento de carretas de até 80 toneladas, entre peso do veículo e carga. O tempo de vida útil deste piso é de cerca de 20 anos. 

 A ampliação do galpão do Armazém foi concluída no dia 06 de abril de 2020.