O solo além de reter a água que é absorvida pelas raízes, tem a capacidade de fornecer a maior parte das substâncias fundamentais para as plantas; já que precisam de sais minerais, proteínas e vitaminas para serem saudáveis. O adubo ajuda a revigorar, enriquecer e suprir a falta de nutrientes dos vegetais, obtendo uma melhoria na produtividade e no equilíbrio entre a preservação da natureza e a produção de matéria-prima.

Para conseguir uma excelente adubagem nos terrenos com baixo teor nutritivo, o ideal é a aplicação de adubos orgânicos ou de origem mineral, que auxiliam no aumento da fertilização. É sempre bom prestar atenção nas áreas onde o adubo será aplicado, pois, sua utilização incorreta pode causar danos às raízes das plantas. É aconselhável fazer o uso de fertilizantes granulados e espalhar regularmente em torno da base da planta, além de regar com abundância.

Quando for regar o solo, fique atento para despejar água apenas na área das raízes, pois, com o excesso absorvido pela terra, essa água vai alimentar as ervas invasoras.