O universo do agronegócio, antes dominado quase que exclusivamente pelo sexo masculino, tem mudado sua perspectiva. Dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que a participação das mulheres na agropecuária brasileira está crescendo: a cada dez dirigentes de estabelecimentos agropecuários no país, dois são do sexo feminino. Estes dados são do Censo Agropecuário de 2017 e indicam um aumento de 12,68% para 18,64% em 11 anos.
Essas pesquisas só reforçam a quebra do estereótipo em um setor dominado pelos homens. O papel da mulher vem ganhando força, ainda mais pelo fato de, a cada dia, elas passarem mais tempo na escola, bem como, boa parte dos profissionais técnicos da área, como veterinária, agronomia, administração, entre outras, é composto por mulheres.
A maior parte delas, escolhe o agronegócio por questões ligadas à família. Mesmo assim, não é apenas neste segmento que as mulheres vem ganhando força. Atualmente a figura feminina tem papel importante em diversos setores da sociedade. Infelizmente ainda temos muito a crescer, pois o preconceito também é uma barreira que precisa ser combatida ao longo dos anos.