Ícone do site Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Influência da qualidade do leite cru na produção de laticínios processados

Representantes cooperativas

Um fator primordial para garantir a boa qualidade na produção de laticínios processados diz respeito, principalmente, a qualidade da matéria prima, o leite cru. O leite de boa qualidade vai garantir um melhor rendimento na produção, melhorar as características sensoriais de produtos lácteos e também garantir que o produto final não seja contaminado, por exemplo.

 

Esse fator é tão importante e cobrado pelos laticínios que existe até mesmo um pagamento extra para produtores que entregam leite com qualidade comprovada. Esses estabelecimentos utilizam testes que medem, principalmente, a contagem de células somáticas, contagem bacteriana total e testes de composição centesimal do leite para garantir que o produto entregue atenda aos padrões pré-estabelecidos.

 

Para se ter ideia de como o leite cru pode influenciar na qualidade de produtos lácteos temos os altos índices na contagem de células somáticas, que além de indicar a presença de mastite na vaca, evidencia também a presença da enzima plasmina no leite. Essa enzima acaba tornando o leite resistente aos processos de pasteurização e tratamento UHT.

 

Outro fator que se torna prejudicial a produção de produtos lácteos utilizando leite com alta contagem de células somáticas é a presença de resíduos de antibióticos no produto. Além do problema pra saúde humana relacionado a ingestão desses antibióticos temos o agravante de que os fermentos utilizados na produção de iogurtes e queijos, por exemplo, são inativados devido à presença de resíduos do medicamento.

 

Por fim, como exemplo de leite cru de má qualidade e que atrapalha a produção de laticínios, temos o cenário em que o leite possui a presença de coliformes fecais. Esse fator pode resultar em falhas na pasteurização do leite, causar contaminação no pós-processamento e também causar um defeito conhecido como pré estufamento do queijo.

 

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que o leite cru de má qualidade pode influenciar na qualidade final de produtos lácteos processados. Conhece outras situações em que a qualidade do leite prejudica a produção desse tipo de produto? Conte nos comentários e nos ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça e curtir e compartilhar o nosso texto.

Sair da versão mobile