Ícone do site Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

03 dicas para uma produção leiteira sustentável

Buscar alternativas sustentáveis na produção leiteira é benéfico não somente ao meio ambiente, mas também ao produtor, pois, adotando boas práticas e tecnologias sustentáveis de produção é possível diminuir custos e assim aumentar os lucros.

 

Abaixo mostraremos 03 dicas de ações que você pode tomar na sua propriedade para tornar a sua produção de leite mais eficiente e sustentável. Acompanhe:

 

1 — Implantação de sistema silvipastoril

O sistema silvipastoril é uma opção tecnológica que busca a integração da lavoura, pecuária e florestas numa mesma área e, ao mesmo tempo. Seus benefícios são comprovados tanto para o meio ambiente quanto economicamente para o produtor, pois, melhora-se a produtividade e se otimiza o uso de áreas da propriedade.

 

Dentre as principais vantagens desse sistema temos:

 

— Maior disponibilidade de sombras aos animais.

— Melhoria na conservação do solo e recursos hídricos.

— Melhoria na disponibilidade de pastagens de qualidade e na produção animal.

 

2 — Piqueteamento das pastagens

A criação do gado de leite solto em pastagens já foi comprovada ineficaz e como fator de deterioração do solo, tornando-o ineficiente e pouco produtivo para capins de qualidade. No manejo rotativo, por meio do piqueteamento, o pasto é dividido em áreas de pastejo e de descanso.

 

Assim o gado fica confinado em uma área suficiente para sua alimentação ideal enquanto as outras descansam para que o capim cresça até a altura ideal para que ele seja utilizado novamente para o pastejo do gado. Com isso, melhora-se a qualidade do alimento consumido pelo animal, aumentando sua produtividade.

 

3 — Manejo ecológico do solo

O sistema de manejo ecológico do solo visa adotar práticas ecológicas no manejo do mesmo. Dessa forma, se ganha economicamente e ambientalmente com o não uso de produtos químicos para a adubação e proteção das plantas (defensivos). Nesse tipo de manejo é estimulado o uso de adubo verde, o plantio consorciado, uso de defensivos naturais dentre outros.

 

Conhece outras práticas sustentáveis que podem ser aplicadas em propriedades produtoras de leite? Compartilhe nos comentários e vamos ajudar outros produtores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Sair da versão mobile