Ícone do site Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Quais os problemas da ausência de gestão financeira das propriedades agropecuárias?

Gerir uma empresa implica em diversos aspectos que devem ser considerados como planejamento, conhecimento da atividade, organização, acompanhamento de custos dentre outros, e pensando em uma propriedade rural não deve ser diferente.

 

Principalmente o gerenciamento de gastos e receitas, que é um aspecto importante e que deve ser aplicado no setor produtivo. Contudo, esse aspecto geralmente é desconsiderado pela maioria dos produtores, que acabam produzindo sem saber ao certo quanto estão realmente lucrando com a atividade. Isso pode ser bastante perigoso e até mesmo tornar a atividade inviável.

 

Estudos comprovam que especificamente na agricultura familiar o costume de fazer o registro regular de dados econômicos da atividade rural praticamente inexiste. O fato dos produtores não fazerem esse tipo de registro pode ter diversas origens, porém ele está relacionado principalmente por desconhecimento dos benefícios dessa prática e também por resistência a inovações.

 

A falta de gestão financeira na propriedade não permite ao produtor conhecer os seus custos, a rentabilidade da atividade desenvolvida e nem traçar perspectivas de ganhos reais. Além ele fica impedido de conseguir ver onde estão os maiores gastos da propriedade, dessa forma, o produtor trabalha “no escuro” e não consegue fazer intervenções para diminuir custos e aumentar a rentabilidade.

 

É preciso que sejam estimuladas políticas leiteiras com o propósito de educar os produtores, para que eles façam a gestão financeira da empresa rural. Para isso o fomento de capacitações e assistência técnica no campo desempenham um papel importante na aplicação de ferramentas de fácil entendimento como a adoção de planilhas de controle de entradas e saídas, por exemplo.

 

Você costuma fazer a gestão financeira da sua propriedade? Em caso negativo conte no campo de comentários quais os maiores gargalos que você encontra para não fazer, e em caso positivo diga-nos os benefícios que você notou ao adotar essa prática. Sua interação é muito importante para ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Sair da versão mobile