Ícone do site Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Cooperativa realiza Dia de Campo AT&G em Tarumirim

Na última terça-feira (18/10), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce em parceria com o Senar Minas, realizou o Dia de Campo AT&G, na Fazenda Barbosa, propriedade do cooperado Levi Pereira, no município de Tarumirim. O intuito do evento foi marcar a conclusão de três anos de atuação da Assistência Técnica e Gerencial (AT&G) em mais de 20 propriedades, mostrando os resultados alcançados.

O evento que teve início às 14h, contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, que primeiramente, ouviram as falas do presidente da Cooperativa, João Marques, do vice-presidente, Fernando Ferreira e do proprietário da fazendo, Levi Pereira. Após a abertura, o consultor técnico Rafael Fontes, responsável pelo acompanhamento na Fazenda Barbosa, deu início a sua exposição sobre o desenvolvimento das propriedades assistidas pela AT&G.

            Em sua apresentação, Rafael exibiu dados positivos sobre o aumento do número de vacas em lactação, crescimento da produtividade por hectare produtivo e sobre os gastos com concentrado para a alimentação dos animais. De acordo com o consultor técnico, o gasto com concentrado no primeiro ano de AT&G correspondia a 23,4% da renda da atividade, já no segundo ano esse gasto aumentou para 37%, no entanto, a renda da fazenda aumentou com a melhora da produção, o aumento no gasto com a alimentação não representou prejuízo para o senhor Levi, mas foi um indicativo do crescimento econômico da propriedade.  Após a apresentação dos dados positivos das propriedades, ocorreu o descerramento de uma placa que presenteada a todas as propriedades assistidas pela AT&G, que simboliza a participação no projeto. Em seguida, acompanhado do senhor Levi, Rafael promoveu uma visita guiada nas áreas da propriedade, onde todos puderam ver o desenvolvimento promovido pelo programa.  

            O gerente regional do Senar Minas, Luiz Ronilson Paiva, marcou presença no evento e aproveitou a oportunidade para avaliar os resultados alcançados pela propriedade, e falar sobre a importância da parceria firmada entre a Cooperativa e o Senar Minas para os produtores rurais. “O que nós procuramos fazer é colocar um profissional com grande competência, com conhecimento da região, com conhecimento da atividade que o produtor desenvolve, para que ele possa ter uma evolução técnica, econômica, social e ambiental dentro da propriedade, buscando mecanismos que proporcione o máximo de aproveitamento da propriedade”, afirmou.  

            O gerente da Política Leiteira da Cooperativa, Alexandre Negri, que acompanha de perto a AT&G, também falou sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto. “Hoje a gente entende muito bem que o processo de assistência técnica passa por três anos. O primeiro ano é para entender como é que a fazenda funciona, o segundo ano para montar o planejamento e no terceiro ano começam a aparecer os resultados. E fazemos os ajustes finos para conseguir melhorar a atividade e a rentabilidade do negócio para os próximos anos”, disse Alexandre.  

 

Sair da versão mobile