HISTÓRIA

 

Em 1959, o desejo de unir a classe produtora de leite no Vale do Rio Doce, fez o então vice-presidente da Associação Rural de Governador Valadares, Luiz de Castro Côrtes, se unir outros 186 produtores para fundar a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. A reunião aconteceu no dia 25 de janeiro, às 9h da manhã, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares. Em pouco tempo, o empreendimento já possuía dois Postos de Venda de leite em Valadares, e o leite das primeiras coletas era distribuído de casa em casa pelas carrocinhas até 1971.

O primeiro derivado do leite produzido com a marca Ibituruna foi a manteiga. O nome “Ibituruna” foi escolhido como forma de homenagem ao principal ponto turístico de Governador Valadares, o Pico da Ibituruna. Assim como o pico é uma marca registrada da cidade, a ideia foi pensar nos na Ibituruna como uma referência de destaque para o mercado lácteo da região. No entanto, inicialmente houve um entrave no uso do nome, devido ao fato de que a marca “Ibituruna” já era registrada por outra fabricante de laticínios, a Barbosa e Marques. Como o nome ainda não era utilizado no comércio de produtos, a empresa cedeu a marca para a Cooperativa, que passou a fabricar os produtos com a marca.

Ao longo dos anos, a Ibituruna se consolidou como uma marca símbolo de qualidade. Em 1994, foi inaugurada a Fábrica de Queijos e Derivados Ibituruna, com produção de manteiga em lata, doce de leite e requeijão em barra, e também foi aberta a indústria de leite longa vida UHT (Ultra High Temperature), com maquinário e tecnologia de ponta, sendo até então, o maior investimento da Cooperativa.

Em 1998, as bebidas lácteas Ibituruna começaram a ser envasadas em embalagens cartonadas. A Cooperativa iniciou o subsídio da compra de tanques de expansão para a coleta a granel, aumentando a quantidade de leite captado, e melhorando a qualidade e manutenção do leite nas fazendas. No mesmo ano, o Doce de Leite Ibituruna recebeu o Troféu de Primeiro Lugar na categoria Doce de Leitei Pastoso, durante o XXV Concurso Nacional de Lácteos, realizado em Juiz de Fora. Ainda em 1998, a marca lançou três bebidas lácteas 200ml, a bebida Olá, o creme de leite e creme de leite light.

A indústria da Ibituruna é responsável pela fabricação do 1º requeijão cremoso longa vida do mundo, um marco para o mercado de laticínios. Durante os anos 2000, a Cooperativa e a Ibituruna alcançaram marcas importantes, como ser o laticínio com maior capacidade de envase de leite longa vida do Leste de Minas, e ter sido a primeira empresa brasileira a conquistar registro para venda de produtos lácteos nos Estados Unidos no Food Facility Registration Module (Registro de Empresa Alimentícia).

No ano de 2008, visando melhor desempenho financeiro, a Cooperativa alienou o parque industrial e a marca Ibituruna, com o objetivo de focar as atividades no fomento da produção leiteira e no desenvolvimento dos cooperados como produtores rurais. A marca foi readquirida em 2015, e novos produtos foram incorporados ao catálogo da marca nos anos seguintes, como a Bebida Láctea Sabor Farinha Láctea, Manteiga Ibituruna, Doce de Leite Ibituruna, Requeijão Ibituruna e o Uso Culinário. Contando ainda com a Bebidas Lácteas de 1l, hoje a Ibituruna é responsável por 24 produtos derivados do leite, que são comercializados de vários estados do Brasil, levando qualidade, saúde e o melhor do leite a milhares de famílias!

Em 2021, como ação especial no Dia das Crianças, a Ibituruna lançou os personagens da Turminha Ibituruna, Beni, Iago, Isa e Tukinha. Desde então, os personagens estampam das embalagens das bebidas lácteas 200ml, que fazem muito sucesso com o público infantojuvenil. Recentemente, em 2022, a marca ganhou ainda mais identidade e identificação com o público, com o lançamento da vaquinha Muuusa, a mascote oficial da Ibituruna. A Muuusa está presente de forma virtual em todas as redes da marca, e de maneira presencial, com a aparição da Muuusa em eventos, festividades e em breve também estará nas embalagens da Ibituruna.

 

Endereço da Cooperativa e Armazém

Avenida Rio Bahia, BR 116, km 411

Bairro Planalto - Governador Valadares/MG

CEP: 35.054-060